You are currently viewing Municípios têm até dia 28 para encaminhar ao TCE contas de 2023

Municípios têm até dia 28 para encaminhar ao TCE contas de 2023

As prefeituras têm até o dia 28 de fevereiro para enviarem a prestação de contas relativas ao exercício de 2023 ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). A prestação consiste no Balanço Geral do Município e no relatório do controle interno do Poder Executivo sobre a execução dos orçamentos.  

O diretor de Contas de Gestão do TCE/SC, Moisés Hoegenn, adverte sobre o prazo: “A observância do prazo de conclusão da prestação das contas anuais de prefeitos é de extrema importância, não só pela necessidade de cumprimento do prazo estabelecido em lei, mas também para evitar aplicação de multas”.  Ele reforça ainda que é imprescindível assegurar tempo e condições adequadas para a análise das prestações de contas por parte do corpo técnico e consequente emissão dos pareceres prévios.   

O prazo está previsto no artigo 51 da Lei Orgânica da Corte de Contas. A Instrução Normativa nº 20/2015, em seu artigo 7º, define os documentos que fazem parte da prestação de contas.   Vale ressaltar ainda que, em princípio, a responsabilidade imediata, sobre a qual recairá a sanção pecuniária, é do prefeito. Salvo casos individuais, onde por meio dos autos, será apurada a responsabilidade pelo atraso, após ouvida a manifestação de defesa dos responsáveis.

Com informações do TCE/SC