You are currently viewing Lançado Programa de Aprimoramento da Educação Infantil na Granfpolis

Lançado Programa de Aprimoramento da Educação Infantil na Granfpolis

Está firmado o compromisso entre a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), municípios e os parceiros – Instituto Fefig e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES), para que as ações previstas para a melhoria da educação infantil na região da Grande Florianópolis tenham continuidade. Durante o lançamento do Programa de Aprimoramento da Educação Infantil, realizado nesta quarta-feira (13), foi lida e firmada a Carta de Compromisso pelos secretários de Educação dos municípios de Águas Mornas, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

O lançamento do Programa na sede da Granfpolis contou com a presença de autoridades nacionais e estaduais, entre as quais: do presidente e da vice-presidente do Instituto Fefig, Luiz Fernando e Andrea Lopes Figueiredo; do superintendente executivo do Instituto Fefig, Bartholomeu Gomes da Silva; dos coordenadores do LEPES, Daniel Santos e Julia Córdoba; do secretário de Educação de Águas Mornas e representante do Arranjo do Desenvolvimento da Educação, Mário Fernandes; da coordenadora regional de Educação de Santa Catarina, Lilian Sandin Boeing; da assessora de políticas públicas da FECAM, Marinez Zambon, e do secretário de Educação de São Lourenço do Oeste e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Alex Tardetti.

O Programa de Aprimoramento da Educação Infantil se soma ao também pioneiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação criado em 2015 e desenvolvido pela Granfpolis e parceiros. “O ADE é avaliado positivamente e mudou a realidade do ensino em muitos municípios da nossa região”, enalteceu Antão Antônio David, assessor de Educação da Granfpolis.

O prefeito de Canelinha e presidente da Granfpolis, Diogo Maciel, destacou que a educação infantil é o primeiro passo da vida escolar da criança e, como muitas pessoas, possui uma filha na rede pública de ensino, dando visibilidade e importância a programas como este para os municípios e principalmente para as crianças na primeira infância.

Já no período da tarde, foram apresentadas experiências de outras cidades relativas ao Programa de Aprimoramento da Educação Infantil, com destaque para cases de Joinville/SC, Patos/PB e Fortaleza/CE.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Aprimoramento da Educação Infantil se estrutura em uma lógica que parte de diagnósticos contextuais da qualidade do atendimento da educação infantil e do funcionamento da rede municipal. Estes diagnósticos serão organizados para proporcionar tanto aos gestores municipais, quanto para suas equipes, evidências para tomada de decisão em vários níveis. Tanto em uma perspectiva de identificação de prioridades, quanto nos grupos de ação que consideram os papéis das secretarias municipais de educação e a autonomia e das escolas.

Fotos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1Wzo14GXnV43J0_S26dqjmB2N-IFTfDHs?usp=sharing