A Federação Catarinense de Municípios (Fecam), as 21 Associações de Municípios e o Governo do Estado, com o apoio de diversas entidades, estão mobilizando os municípios para a criação de conselhos da mulher. Nesta quinta-feira (22), foi realizada Roda de Conversa online para as regiões do Litoral, Serra e Planalto.
A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), foi representada pela assessora de Políticas Públicas, a assistente social Vânia Guareski Souto.
Na oportunidade ficou definido que serão desencadeadas ações para a implantação dos conselhos da mulher nos municípios. Na região da Granfpolis cinco municípios já possuem conselho da mulher em atividade: Florianópolis, Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz e São João Batista.
O primeiro passo para a criação do Conselho Municipal da Mulher é a criação da lei pela Câmara e a sanção da mesma. O Conselho Estadual da Mulher (CEDIM), encaminhará ofício aos municípios reforçando a importância dos conselhos e com orientações sobre o passo a passo.
A assessora Janice Merigo, da Fecam, reforçou a importância da Roda de Conversa e da união para tratar do tema. Participaram, ainda, representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, do Conselho Estadual da Mulher, do Observatório da Violência contra a Mulher e da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa.
Nossa região tem 5 municípios com conselho da mulher ativo – Florianópolis, Palhoça, São José, Santo Amaro e São João Batista.
Conselho da Mulher
Os conselhos municipais da mulher são importantes porque têm como objetivo garantir a participação das mulheres nas atividades políticas, sociais, económicas e culturais do estado e dos municípios. Os conselhos também contribuem para a elaboração de programas, projetos e serviços que repercutem sobre os interesses e direitos da mulher.