Programa de Aprimoramento da Educação Infantil é desenvolvido pela Granfpolis e parceiros de forma pioneira regionalmente
Após a formação e o treinamento dos observadores para a Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância (EAPI), a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), o Instituto Fefig, por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES) da USP, iniciam a segunda etapa do Programa de Aprimoramento da Educação Infantil desenvolvido em 14 municípios da região. O Programa vem sendo desenvolvido de forma pioneira no país de forma regional.
A EAPI trata da avaliação da qualidade de ambientes e experiências ofertadas e vivenciadas pelas crianças da educação infantil, por meio de procedimentos padronizados e instrumento de observação. Os feedbacks sobre o processo de observação feitos por todos os participantes do programa foram altamente positivos. A EAPI tem caráter formativo e já apresenta resultados no olhar dos professores e coordenadores para com o ambiente e em ações diárias. Também foi possível o compartilhamento de experiências e a multiplicação dos conhecimentos.
Bianca Silveira, assessora de Educação da Granfpolis, acompanhou as avaliações e cita a necessidade de alguns ajustes. No entanto, ressalta, já sabemos que os profissionais da educação estão conscientes da importância de melhorias em pequenas práticas diárias, tais como, a lavagem de mãos antes das refeições, a disposição dos materiais à altura das crianças, do planejamento para brincadeiras livres, entre outras que foram observadas. A preocupação na educação infantil, ressalta Bianca, está além da oferta de vagas.
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a seis anos de idade e tem como objetivo promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas, a experimentação e a interação.
Bianca destaca, ainda, que “na educação infantil, é fundamental focar no desenvolvimento de habilidades e competências que apoiem o crescimento integral da criança. É com o brincar que as habilidades e competências são desenvolvidas neste período de zero a seis anos de idade. Habilidades como: a comunicação, motoras para desenvolvimento da coordenação, sociais para a interação com os outros, a cooperação e resolução de conflitos, tanto o desenvolvimento das competências, emocionais, cognitivas, de autonomia. O desenvolver das habilidades e competências estabelecem uma base sólida para o aprendizado de qualidade e sucesso das crianças ao longo do percurso escolar”.
Na próxima semana Granfpolis e Fefig vão desenvolver um mapa da região com indicadores, atualmente inexistentes, e que será compartilhado com o Comitê Estratégico do programa, formado por secretários e coordenadores municipais de educação, bem como um plano de ação viável regionalmente, específico para a educação infantil.
Dois encontros estão agendados; no dia 21, em Rancho Queimado, serão reunidos os gestores do município e os de Águas Mornas, Anitápolis, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e Leoberto Leal. No dia 22, em Florianópolis, na sede da Granfpolis, será a vez dos secretários e equipes dos municípios de Antônio Carlos, Paulo Lopes, Garopaba, Biguaçu, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Nova Trento e Palhoça.