You are currently viewing Secretários de Saúde da região da Granfpolis solicitam informações ao Hospital de Biguaçu sobre repasses e déficit financeiro

Secretários de Saúde da região da Granfpolis solicitam informações ao Hospital de Biguaçu sobre repasses e déficit financeiro

Em reunião da CIR – Comissão Intergestores Regional de Saúde da Granfpolis, na quarta-feira (11), os secretários de saúde tomaram conhecimento do relato do diretor administrativo do hospital de Biguaçu, Gabriel Scalcon, através de oficio, no qual, segundo ele, os municípios não estariam transferindo recursos e a instituição estaria com um déficit financeiro de R$ 2 milhões de reais.

Diante do exposto a Comissão Intergestores Regional de Saúde da Granfpolis decidiu por solicitar à direção do Hospital, informações detalhadas sobre transferências dos recursos regulares e vinculados, recebidos da União e Estado, para que na próxima reunião da CIR, o pleno decida sobre o encaminhamento que tomará em relação ao déficit financeiro alegado pelo hospital.

A CIR também questiona o fato da diretoria do Hospital de Biguaçu solicitar ao Estado e municípios que custei serviços habilitados pelo Ministério da Saúde, como contrapartida. Outra questão que necessita de esclarecimentos, refere-se ao fato de o Hospital ter cancelado cirurgias eletivas da região.

Outro assunto debatido e aprovado na reunião da CIR foi a alteração do Centro de Especialidade Odontológica de Palhoça (CEO), de tipo I para tipo II. Isto representa a possibilidade de mais recursos federais e, consequentemente, ampliação dos serviços prestados.

A CIR Granfpolis é coordenada por Vanilda Rebelo, secretária de Saúde de Canelinha, com a assessoria técnica de Teresinha Niehues, também diretora do Consórcio de Saúde, CIS-Granfpolis.