A Associação dos Municípios da Grande Florianópolis em parceria com o município de Santo Amaro da Imperatriz realizou capacitação sobre a proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para os 22 municípios da região, nesta quinta-feira (20), no auditório da Igreja Matriz.
A assessora de Políticas Públicas da Granfpolis, Vânia Guareski Souto, destaca que a capacitação se faz necessária pelo fato de haver muitos trabalhadores novos nos equipamentos que foram chamados de concursos. “Destacamos o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e todos os serviços da proteção social básica. A proteção social básica é o que tem de mais inovador na política de assistência social, com o objetivo de trabalhar na prevenção às situações de vulnerabilidade e violação de direitos”, destaca..
Ao todo a região tem 41 CRAS o que envolve diversos profissionais atuando entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros. “Na assistência trabalhmos com a prevenção de vulnerabilidades diversas, com muitas famílias que chegam a estes profissionais com muita vulnerabilidade social como questões de desemprego, fome, ruptura de vínculos, sofrimentos e o nosso trabalho, então, é trabalhar para que isso não se agrave, mas sempre tentando chegar antes. É preciso chegar antes, com prevenção”, afirma Vânia.
Para a assistente social, “buscamos acessar e fazer com que a família acesse as políticas públicas, transferências de renda, enfim, vários apoios para que, de fato, consiga exercer essa função de proteção social que está prevista na lei”, finaliza.