A rede de ensino municipal da região da Grande Florianópolis vive uma nova fase, a partir da adesão de novos municípios aos programas de Aprimoramento da Educação Infantil e de Gestão da Alfabetização, desenvolvidos desde 2022 pela Associação dos Municípios (Granfpolis) e pelo Instituto Fefig. Os dois programas estão presentes em dezoito municípios da região.
O Gestão da Alfabetização, por exemplo, passou de 2950 alunos em 2022 para mais de 8 mil alunos, considerando o número de turmas por escola que desenvolve as metodologias.
Nesta quinta-feira (13), foi realizada na sede da Granfpolis a formação inicial do programa Gestão da Alfabetização – Circuito 360. Este programa atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No primeiro momento os gestores receberam informações sobre o funcionamento, metodologia aplicada, processos e gestão estratégica. O programa trata a criança como um ser em desenvolvimento integral, suas competências cognitivas e socioemocionais.
Na sequência, foram realizadas oficinas com a participação da coordenadora dos programas no município de São Pedro de Alcântara, Juliany Cordeiro, que apresentou à região propostas de atividades pedagógicas já disponibilizadas.

Segundo Bianca Silveira, assessora de Educação da Granfpolis, o programa entra agora no processo de inserção dos dados. O sistema receberá as informações sobre os alunos e turmas o que possibilitará termos um perfil estabelecido e um diagnóstico com os níveis de cada aluno para que sejam acompanhados na aprendizagem com olhar diferenciado. Nossa assessoria e os técnicos do Fefig damos o acompanhamento técnico e a formação continuada.
Risália Calasan, do Fefig, ressalta que o ideal para os resultados pretendidos é que todas as escolas de todos os municípios da região, e de todos os anos escolares, passem a fazer parte do programa. Desta forma poderíamos ter uma visão macro da rede.
No Programa de Aprimoramento da Educação Infantil começa a parte inicial do Plano de Ação que prevê a formação de profissionais multiplicadores, que são os coordenadores pedagógicos das escolas e secretarias municipais de educação para que, através dessa formação, propaguem aos professores que atuam dentro da sala da educação infantil. Ao todo serão seis encontros com este objetivo.
No começo da semana, cita Bianca Silveira, visitamos o coordenador de secretários municipais de Educação, Adilson Costa para apresentar os nossos programas e os detalhamentos de cada um. Aliás, seu município Governador Celso Ramos já aderiu, comemora.
Acrescenta, ainda, que os municípios foram divididos em polos para que na terça e quarta-feira, dias 10 e 11, em Palhoça e Rancho Queimado, fosse apresentado o Programa de Aprimoramento da Educação Infantil aos novos gestores e ouvi-los sobre suas dificuldades e expectativas. Destes encontros, esclarece, saímos com a organização das secretarias municipais de educação para as formações.
Palhoça

Rancho Queimado

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