Compartilhar share

Grande Florianópolis terá Plano Regional de Ajuda Mútua de Defesa Civil

Publicado em 10/06/2022 às 18:18 - Atualizado em 10/06/2022 às 18:54

Plano foi aprovada em Assembleia da Granfpolis, em Antonio Carlos

Após as chuvas intensas que devastaram o município de Anitápolis em       maio deste ano, a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, presidida pelo prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, com o apoio do prefeito da Capital Topázio Silveira Neto, deu prioridade ao desenvolvimento de um plano de ação que facilite e organize a ajuda mútua entre os municípios.

Nesta sexta-feira (10), em Assembleia da Granfpolis realizada no município de Antônio Carlos, os prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras dos 22 municípios da região aprovaram o Prandec – Plano Regional de Ajuda Mútua de Defesa Civil, desenvolvido pelas equipes das secretarias de Segurança Pública de Florianópolis, coordenada pelo coronel Araújo Gomes, e de Defesa Civil, dirigida por Luiz Eduardo Machado.

O Plano começa agora a ser implantado e, após Termo de Adesão dos municípios e aprovação de legislação municipal específica, terão início os levantamentos técnicos, de infraestrutura e os treinamentos para atendimentos em caso de desastres, de forma regional.

O prefeito Orvino Ávila comemorou a aprovação do Prandec que, segundo ele, é uma demonstração da importância da união de todos. “O exemplo de Anitápolis nos fez tomar a decisão conjunta. Trata-se de um grande plano, pioneiro e que nos deixará mais unidos e preparados para eventualidades”, destaca.

Para Araújo Gomes, a aprovação do Plano foi um passo bastante importante. ‘Após as lições aprendidas no atendimento a Anitápolis, os prefeitos poderão, agora, compartilhar recursos, conhecimentos e somar esforços para garantir a segurança dos municípios em caso de desastres naturais, por meio de ação integrada, complementar e articulada para dar maior segurança e reduzir a vulnerabilidade dos cidadãos”, enfatiza.

Pauta Municipalista

As recentes alterações na Legislação Federal e os impactos nos municípios estiveram na pauta da Assembleia da Granfpolis nesta sexta-feira.

O consultor da Confederação Nacional de Municípios, Hugo Lembeck, relatou avanços da pauta municipalista e questões que merecem atenção e mobilização dos prefeitos municipais junto aos congressistas. 

Comunicação na gestão municipal

Outro tema relevante debatido na reunião foi sobre a importância do setor de comunicação na gestão municipal. A presidente do Colegiado de Comunicação da Granfpolis (CComunica), Karina Peixoto, diretora de Integração e Comunicação Social da Prefeitura de Tijucas, apresentou recente pesquisa feita entre os membros do colegiado.

Os dados apresentados deram um diagnóstico sobre a comunicação municipal, com pontos positivos e negativos, e apontam para soluções na melhoria da comunicação interna e, consequentemente, para a sociedade.

Imagens do encontro em:  https://bityli.com/ezFtld