Governador Celso Ramos

Governador Celso Ramos realiza abertura do ano letivo 2020

Publicado em 07/02/2020 às 09:22 - Atualizado em 07/02/2020 às 09:22

A Secretaria de Educação do município organizou uma programação de abertura do ano com palestras e formação pedagógica para professores.

Na semana que antecede o retorno dos estudantes às escolas, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC) de Governador Celso Ramos organizou uma programação especial para abrir o ano letivo de 2020. Serão dois dias de palestras e formação pedagógica com o objetivo de ampliar conhecimentos e capacitar professores e demais profissionais de educação para a atuação nas escolas da rede municipal.

A cerimônia de abertura do ano letivo foi realizada nesta quinta-feira (06/02), no salão de eventos da Escola de Educação Especial Maria Veríssimo da Silva, no bairro Calheiros. O evento foi apresentado pelo então secretário de Educação, Adilson Costa, e contou com a presença de 250 educadores e autoridades, como vereadores e secretários municipais.

Na sua fala, Adilson Costa destacou a importância do trabalho em equipe, mostrou conquistas e apresentou projetos e investimentos para este ano na educação. O secretário também falou sobre o papel de cada um no processo de construção de conhecimento e aprendizado dos estudantes do município.

“Eu queria chamar a atenção para que a gente realmente faça dos espaços escolares espaços felizes, de aprendizado e, principalmente, promovendo o conhecimento”, disse.

Depois da cerimônia, foram realizadas duas palestras. A primeira, com o professor e palestrante Roberto Belotti, abordou motivação na educação. A segunda foi sobre a formação dos professores da rede municipal para a candidatura da Ilha de Anhatomirin a patrimônio mundial. Esta última foi ministrada por Lucas Cimbaluk, cientista social e técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e Dalânea Cristina Flor, pedagoga e responsável pelo setor educativo da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A programação continua na sexta-feira (07/02), na Escola de Educação Básica Municipal Abel Capella, em Canto dos Ganchos. Nesse dia, os educadores participam de uma formação pedagógica organizada pela SEMEC e Editora Positivo. Essa é a primeira de duas formações organizadas pela pasta durante o ano – a segunda será no Congresso Municipal de Educação, nas férias de julho.

De acordo dados da Secretaria de Educação, em 2020 a rede municipal de ensino registra 16 unidades de ensino e 2617 estudantes matriculados nas modalidades de Ensino Infantil, Fundamentais I e II, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o aprendizado das palestras e da formação pedagógica, a educação de Governador Celso Ramos capacita-se ainda mais para conduzir esses gancheiros ao caminho do saber, proporcionando-lhes novos horizontes de educação e cultura.

As aulas nas unidades de ensino do município iniciam-se na próxima segunda-feira (10/02).

--

Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos


publish