Compartilhe

Emoção marca solenidade alusiva aos 50 anos da GRANFPOLIS

Publicado em 09/09/2019 às 14:09 - Atualizado em 09/09/2019 às 14:31

Ex-presidentes da entidade foram homenageados

Autoridades, prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, representantes de entidades municipalistas e colaboradores, lotaram o auditório da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis na sexta-feira (6), para a solenidade alusiva aos seus 50 anos. O ponto alto do evento foi às homenagens aos ex-presidentes da GRANFPOLIS, sendo 10 deles “in memoriam”.

Na mesa de autoridades, o presidente Gian Francesco Voltolini, prefeito de Nova Trento, o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, representando o governador do estado Carlos Moisés da Silva, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o senador Esperidião Amin Helou Filho, a deputada federal Ângela Regina Heinzen Amin Helou, representando o Fórum Parlamentar Catarinense, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), e Hugo Lembeck, representando a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Durante a solenidade houve a apresentação de vídeo institucional da entidade e o lançamento da Revista Comemorativa aos 50 anos. Na sequência a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos fez o lançamento e obliteração do Selo Comemorativo aos 50 anos da GRANFPOLIS. Para a cerimônia foram convidadas a representante dos Correios, Patrícia Maria de Souza, e as prefeitas Adeliana Dal Pont, de São José, e Cleci Aparecida Veronezi, prefeita de Rancho Queimado, e a deputada federal Ângela Amin acompanhada do filho do primeiro presidente Acácio Garibaldi São Thiago, Heraldo Blum São Thiago.

Os primeiros a serem homenageados foram os ex-presidentes da GRANFPOLIS (In memoriam), na seguinte ordem: Acácio Garibaldi São Thiago, representado por seu filho Heraldo Blum São Thiago, Nagib Jabor, representado por seus filhos Marli Jabor Nienkotter e Saulo Jabor, Arnaldo Mancheín de Souza, representado por suas filhas Jane Maria de Souza Philipp e Giana de Souza, João Brasil de Azevedo, representado por Ramon Wollinger, Altamiro Diniz, representado por sua neta Mariah Wirges, Antônio Henrique Bulcão Vianna, representado por seu neto Gustavo Bulcão Vianna, Arlindo Correa, representado por seu filho Arlindo Kleber Correa, Paulo Roberto Vidal, representado por sua filha Ana Paula Vidal, José Rodolfo Turnes, representado por seu filho Jaison Turnes.

Os ex-presidentes presentes ao evento foram chamados na seguinte ordem: Esperidião Amin Helou Filho, Francisco de Assis Cordeiro, Ailton Laudelino Andrade, Adelino Bonifácio Kretzer, Neri Luz de Azevedo, Dimas Espíndola representado por sua filha Caroline Espíndola, Ari João Martendal, Isaac Diniz, Ângela Regina Heinzen Amin Helou, Jair Sebastião Amorim, Salézio Zimmermann, Pedro Martendal, Geraldo Pauli, Antão Antônio David, Sérgio Biasi Silvestri, Nelson Isidoro da Silva, Vilmar Astrogildo Tuta de Souza, Elmar Antônio Thiesen, Ernei José Stähelin, Aderbal Manoel dos Santos, Laurino Peters, Saulo Weiss, Marco Antônio Medeiros Júnior, Evandro João dos Santos, Nadir Carlos Rodrigues, Gean Marques Loureiro.

O senador Esperidião Amin Helou Filho, prefeito de Florianópolis e presidente da GRANFPOLIS no período de 1975 a 1978, falou em nome dos homenageados. Amin iniciou seu discurso saudando aos mais antigos prefeitos que presidiram a Associação dos Municípios, representados na solenidade por seus familiares.

Ao fazer um relato histórico, o senador destacou os demais 11 prefeitos que fundaram a Associação e deram o recado que pode ser resumido, segundo ele, na palavra solidariedade. A Associação tem a responsabilidade de praticar solidariedade que, segundo Amin, deve nortear ações integradas.

“O modelo de associativismo se perpetuou ao longo dos anos e chega aos 50 anos, idade em que começa haver maturidade. Espero sinceramente que este espírito de solidariedade e a capacidade de perceber que a ação só será eficaz se refletir um conjunto, geograficamente delimitado pela bacia hidrográfica e pelos problemas e soluções comuns.”

Ao encerrar, Esperidião Amin deu os parabéns ao corpo técnico e a todos que tiveram esta compreensão e contribuíram com esta ação, desejando que se multiplique com, cada vez mais, melhores resultados.

O representante da Confederação Nacional dos Municípios, Hugo Lembeck, falou da gratidão da CNM à GRANFPOLIS pelo que tem feito e pelas mobilizações nas lutas municipalistas.

Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão e presidente da Federação Catarinense de Municípios disse que a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis é referência pelo seu engajamento. Citou como exemplo a última Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando a GRANFPOLIS participou com a maior representação, fato importante e representativo em início de um novo governo.

Em nome da FECAM, Joares Ponticelli fez a entrega de uma placa ao presidente da GRANFPOLIS, Gian Francesco Voltolini, reforçando o excelente trabalho prestado aos municípios.

A deputada federal Ângela Amin lembrou do período em que presidiu a Associação e teve a oportunidade de pensar em conjunto com a Grande Florianópolis os dilemas e preocupações, mas principalmente ações para toda a região de pontos vitais para as administrações, citando como exemplo, o sistema integrado de transporte coletivo tema este, destaca, que volta à tona. ”De nada adianta pensarmos o transporte coletivo de Florianópolis sem pensarmos na Grande Florianópolis, além de saneamento básico, políticas sociais, entre outras áreas. A Associação dos Municípios tem dado a sua contribuição e, portanto, os cumprimentos ao corpo técnico que nos apoiou neste sentido”, concluiu.

Gean Loureiro, prefeito da Capital, enalteceu o trabalho de todos que contribuíram com a história da GRANFPOLIS desde Acácio Garibaldi. “Todos que por aqui passaram sabem das dificuldades em atender as atividades como prefeito e, ainda, buscar a integração dos municípios. Isto não seria possível sem o empenho do corpo técnico”, registrou.

O prefeito de Florianópolis disse ainda que dificilmente é possível resolver questões sem a ação conjunta e, para tanto, a GRANFPOLIS é fundamental.    Registro, ainda, a competência do corpo técnico, e deu como exemplo o fato de que muitos programas desenvolvidos pela Prefeitura recebem a orientação e o apoio da GRANFPOLIS. “Se a capital precisa da GRANFPOLIS, imagina os pequenos municípios”, frisou.

O secretário da Casa Civil, Douglas Borba, aproveitou a oportunidade para fazer um relato das ações desenvolvidas pelo governo do estado voltadas aos municípios. “Somos um governo municipalista, e temos praticados gestos nestes oito meses de governo que demonstram isto”, registrou.

Na ocasião, Douglas Borba enalteceu o fato da GRANFPOLIS completar 50 anos com um crescimento que considera vertiginoso e um papel importante para o desenvolvimento regional.

Gian Francesco Voltolini, prefeito de Nova Trento, falou da imensa satisfação de estar presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis no momento em que a entidade completa 50 anos. “A GRANFPOLIS foi criada para atender os municípios, em especial aos pequenos, que têm muitas dificuldades. Atualmente ganhamos muitas atribuições, responsabilidades muitas vezes dos governos estadual e federal que nos são repassadas. Se não fosse a Associação estaríamos em maiores dificuldades”, enaltece.

O presidente Gian destacou também a capacidade técnica dos colaboradores da GRANFPOLIS que, salienta, atuam no dia-a-dia pelas causas municipalistas, em especial em nome de Miguel Augusto Forbeck Faraco que está à frente da entidade há mais de 45 anos.

Ao final da solenidade, foi descerrada no hall da sede da GRANFPOLIS a placa alusiva aos 50 anos de fundação, pelo presidente Gian Francesco Voltolini, pelo ex-presidente Saulo Weiss, que autorizou o início das obras da sede, entrre outras autoridades.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis - SC
CEP: 88090-800