Compartilhe
São José

Projeto Audioguias conduz os visitantes pelas belezas do Centro Histórico de São José

Publicado em 11/09/2018 às 14:58 - Atualizado em 11/09/2018 às 14:58


Créditos: divulgação PMSJ Baixar Imagem

A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura, além da preservação do patrimônio histórico do município

Pela ponta dos dedos, aos poucos, as informações narradas nas gravações vão mostrando as atrações e a beleza do Centro Histórico de São José aos visitantes. Foi desta forma que os membros da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) puderam conhecer um pouco mais sobre a história do município com o projeto "Audioguias – Experiência de visita para todos". A iniciativa atende deficientes auditivos, visuais e o público em geral proporcionando uma visita guiada ao Centro Histórico de São José por meio de gravações em Libras e áudios em português, inglês e espanhol.

O historiador e diretor do Museu Histórico Municipal de São José, Rafael Barcelos Martins, explica que, ao acessar o equipamento, o visitante recebe um mapa do Centro Histórico com as numerações de faixa correspondentes aos pontos históricos e, desta forma, ganha mais autonomia ao longo do passeio. "A pessoa não fica presa a um guia ou a um mediador, pois ela mesma pode fazer o roteiro de acordo com seu interesse e disponibilidade, escolhendo a faixa correspondente ao que ela quer, digitando apenas o número referente ao local", conta Rafael.

O projeto Audioguias é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT), e a Caixa Econômica Federal, através do Programa Cultural da Caixa, que seleciona projetos de museus para assegurar a democratização do acesso e a preservação do patrimônio cultural brasileiro. "Este é um projeto que garante mais acessibilidade a todos, valorizando a história e a memória do município a partir das informações sobre os bens culturais que se encontram espalhados pelo Centro Histórico de São José", assinala a superintendente da FMCT, Joice Porto.

A atividade com a turma da ACIC contou com o suporte da guia turística voluntária Daisy Bevacquae das professoras Camila Vieira e Margarete Alves, que realizaram todo o circuíto de visitação externo, no entorno da Praça Hercílio Luz, e o circuíto interno no Museu, possibilitando a interação dos visitantes com o acervo através da percepção sensorial e manipulação de alguns objetos.

Para Camila, o projeto possibilita ao público com deficiência visual a possibilidade de conhecer o lado artístico e arquitetônico da cidade. "A explicação está bem clara, direta e totalmente detalhada; o tamanho, as cores, a função e o local são apresentados de uma forma que não é cansativa e isso faz com que a visita seja extremamente agradável para eles", comenta a professora.

A aluna Roseli Teresinha Dias Corrêa considerou a oportunidade extremamente positiva, já que nunca havia participado de nada parecido. "A visita fez com que a gente sentisse a cidade como ela realmente é e como as pessoas que enxergam a veem. Permitiram que tocássemos nas coisas, sem preconceitos, e, desta forma, me senti acolhida de verdade. Foi uma experiência única e enriquecedora, pois afinal conhecemos lugares e histórias que antes não tínhamos a possibilidade", relatou Roseli.

Já o aluno Gustavo de Simas lembou que a ACIC mantém muitas parcerias, mas que a visita ao Centro Histórico de São José, com certeza, lhe marcou. "Conhecer a história local e a cultura açoriana, podendo senti-las e imaginá-las mentalmente, é inenarrável para nós, portadores desta deficiência. O recurso de áudio descrição tornou tudo ainda mais interessante e, com certeza, não vou esquecer das sensações despertadas e do conhecimento adquirido aqui".

Os interessados em conhecer o projeto, o acervo do Museu, o Centro Histórico de São José e suas histórias podem realizar a visita de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. As visitas com o Audioguia podem ser feitas de forma individual ou em grupo, sendo que o agendamento deve ser feito pelo telefone (48) 3247-0059. Para ter acesso ao equipamento do Audioguia, basta ser maior de idade e deixar um documento de identidade no Museu.

 

Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura de São José
http://www.saojose.sc.gov.br/
(48) 3381-0168

 

Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis - SC
CEP: 88090-800