São João Batista

São João Batista tem primeiro caso confirmado de Covid-19

Publicado em 20/05/2020 às 09:47 - Atualizado em 20/05/2020 às 09:47

Paciente de 54 anos é um caminhoneiro, com histórico recente de viagem ao Pará, e está internado no Hospital Florianópolis 

A administração municipal de São João Batista, por meio da secretaria de Saúde, informa que um homem com 54 anos testou positivo para Covid-19. É o primeiro registro oficial da doença no município. O resultado foi confirmado na tarde desta terça (19) pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).

Após acolhimento e internação no Hospital Monsenhor José Locks, o paciente foi transferido para o Hospital Florianópolis, que é a instituição de referência para o tratamento de coronavírus na região. Conforme informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica do município, não há indicativos de que a transmissão tenha sido comunitária.

A hipótese mais provável é que o paciente, que é caminhoneiro, tenha contraído o vírus durante recente viagem ao estado do Pará, com passagem em São Paulo. As pessoas que tiveram contato próximo ao homem foram orientadas a se manterem em isolamento social e a procurarem atendimento médico caso sintam algum sintoma, sendo monitoradas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica.

"Mais cedo ou mais tarde teríamos um teste positivo na cidade. Não é motivo para pânico, em especial por se tratar de um caso "importado". Por outro lado, serve de alerta para todos. O processo de interiorização da doença segue acelerado em todo o país e é essencial que cada um faça a sua parte para evitarmos a propagação da doença", comenta o prefeito Daniel Netto Cândido.

Já a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo, destaca que uma série de medidas foram implementadas para conter o avanço da Covid-19 e organizar São João Batista para um eventual enfrentamento à pandemia. Tanto é que a cidade foi a penúltima de Santa Catarina entre aquelas com mais de 35 mil habitantes a ter registros oficiais da doença.  Ela ressalta, no entanto, que é fundamental a ajuda da população para evitar o surgimento de surtos no município.

Cenário atual na cidade

Óbitos: nenhum

Casos confirmados: 1

Casos em análise: 1

Casos descartados: 68

Casos em monitoramento: 39

Casos atendidos: 306


--

Dirleni Dalbosco

Coordenadora de Comunicação e Imprensa

Prefeitura de São João Batista

Telefone: (48) 3265.0195 - 9 9126.0474