Gestores municipais de Turismo da região da Grande Florianópolis se reuniram na última quarta-feira (24), na sede da Associação dos Municípios, para a 4ª reunião do Colegiado de Turismo – COLTUR deste ano.
O colegiado recebeu a apresentação do projeto de Cicloturismo “Caminhos da Imigração”, para que possa ser colocado em prática na região. Projeto este que, inicialmente foi desenvolvido pelo ex-secretário de Turismo de Palhoça em 2017, Adriano Mattos, atualmente secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, e tem como objetivo incluir o cicloturismo como fator de desenvolvimento da atividade turística na região. Este caminho conta com trilhas que passam pelos municípios de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Angelina, Rancho Queimado, Anitápolis, Alfredo Wagner, Leoberto Leal e São Bonifácio.
Foram elencadas também as ações prioritárias que esta gestão do colegiado propôs, com objetivo de fortalecer ainda mais os contatos com os municípios, as trocas de experiências e potencializar o turismo regional.
A reunião do colegiado de Turismo foi conduzida pelo presidente do colegiado, Rodrigo Ferreira, diretor de Turismo de Santo Amaro da Imperatriz, e teve como pautas a aprovação do regimento interno do colegiado; aprovação do edital de concorrência do município que será o novo anfitrião na realização do Encontro Regional de Turismo da Grande Florianópolis, que deverá ocorrer entre agosto ou setembro de 2023.