You are currently viewing Granfpolis mantém a tradição com expressiva comitiva na XXIV Marcha a Brasília

Granfpolis mantém a tradição com expressiva comitiva na XXIV Marcha a Brasília

A região da Grande Florianópolis esteve representada na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada de 27 a 30 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com expressiva comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e gestores de diversas áreas. Considerado o maior evento municipalista do mundo, a Marcha deste ano superou edições anteriores com mais de 11 mil participantes.   

Nadir Rodrigues, presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis) e prefeito de Paulo Lopes, elogiou a Confederação Nacional de Municípios (CNM), pela organização do evento pela pauta estabelecida que, segundo ele, teve o propósito de aumentar a arrecadação dos municípios e, por consequência, melhorar a vida das pessoas. O presidente da Granfpolis disse ainda que o evento é fundamental para a capacitação dos agentes políticos e gestores públicos.  

A abertura oficial da XXIV Marcha contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que recebeu das mãos do presidente da CNM estudos que mostram os principais problemas enfrentados pelos gestores, bem como propostas para o seu enfrentamento. 

A CNM  organizadora do evento com o apoio das Federações e Associações de Municípios, também organizou momentos de diálogo com o Congresso, que contaram com a participação do presidente Arthur Lira e o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo. Outro ponto importante foi a presença de ministros que representaram o Executivo e deputados e senadores de várias regiões do país que assumiram o compromisso pelo avanço da pauta municipalista no Congresso Nacional, ocasião em que foi oficializada a criação de duas frentes em defesa da aprovação de demandas que favoreçam os Municípios. 

Temas como os projetos de reforma Tributária, pisos das categorias, competências municipais, entre outros, centralizaram os debates.  

Conquista 

Atendo pedido do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, foi anunciada a prorrogação da Nova Lei de Licitações. O governo federal vai publicar uma medida para estender até março do ano que vem o prazo para que os gestores possam atender à nova legislação.  

Arenas 

Em 33 arenas temáticas e na programação paralela,conduzidas por técnicos e consultores da Confederação, os gestores e legisladores municipais tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre diversos temas relevantes ao desenvolvimento dos municípios brasileiros. 

MMM 

O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) entregou aos parlamentares que participaram da Marcha, uma proposta para garantir direitos às mulheres que estão em cargos políticos, dentre eles, o direito ao gozo de licença-gestante, férias remuneradas e 13º salário. 

Carta Municipalista 

Como acontece a cada edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no último dia do evento foi aprovada a Carta da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O documento traz um conjunto de reivindicações que foram discutidas e apresentadas pelos participantes ao longo da semana. As sugestões serão entregues aos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Câmara, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco, e aos ministros do Executivo e do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Confira abaixo a íntegra da Carta Municipalista. Faça o download do documento. 

 

Confira a cobertura de fotos através do link a seguir:

https://drive.google.com/drive/folders/1pWWhQ0m5lXcBPRVGeys9suyzQuaYcqhx?usp=sharing