Durante toda esta semana acontecem visitas técnicas para acompanhamento, monitoramento e treinamento aos professores e coordenadores que estão trabalhando com Gestão da Alfabetização nos municípios e escolas de cada município.
A Gestão da Alfabetização promove a educação integral para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, cuidando não apenas do desenvolvimento das competências de leitura, escrita e numeramento, mas também de competências socioemocionais, científicas e corporais. Com foco na formação dos profissionais da rede, esta proposta apoia o desenvolvimento integral de educadores e gestores para que protagonizem a inovação das políticas de alfabetização.
Além do desenvolvimento de referenciais pedagógicos e ferramentas de gestão que auxiliam na construção políticas públicas de alfabetização que incorporam não apenas o letramento e numeramento clássicos, mas também o letramento corporal, científico e socioemocional. Uma orientação metodológica do Gestão da Alfabetização, que destaca é o agrupamento flexível que é uma estratégia de organização de alunos com os objetivos de atendê-los em suas necessidades de aprendizagem e fazer o conhecimento avançar.
A proposta é favorecer a implementação de Política de Alfabetização por secretarias de Educação, para alfabetizar todos os alunos do ciclo inicial por meio da instituição de processos de gestão (educacional, escolar e da sala de aula), do compartilhamento de responsabilidades entre as instâncias e da formação de profissionais envolvidos.
A assessora de Educação da Granfpolis, Bianca Silveira da Rosa e a agente técnica do Instituto Airton Senna, Risália Calasans, em parceria com o Instituto FEFIG e a GRANFPOLIS são as responsáveis pelas visitas, nos dias 27 à 30 de março.
Os municípios visitados serão: Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Nova Trento, São João Batista, Palhoça e Alfredo Wagner.