You are currently viewing Assembleia da Granfpolis reforça união regional

Assembleia da Granfpolis reforça união regional

Realizada na sede da entidade na sexta-feira (03.03), a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis foi marcada pela união dos prefeitos e presidentes de Câmaras, com direito a voto, e pelos demais gestores municipais. Na pauta do encontro a eleição da nova diretoria e temas de interesse regional.

A chapa de consenso encabeçada por Nadir Carlos Rodrigues foi aclamada. O prefeito de Paulo Lopes passa a presidir a entidade em mandato de um ano, tendo como 1º vice-presidente, Marcos da Silva (marquinhos), prefeito de Governador Celso Ramos, e como 2º vice-presidente Eduardo Freccia, prefeito de Palhoça. Para o Conselho Fiscal foram eleitos Gilmar Sani, prefeito de Alfredo Wagner; Eloi Rocha, prefeito de Tijucas, e o vereador Matson Cé, presidente da Câmara Municipal de São José. Os membros suplentes são: Laurindo Peters, prefeito de São Bonifácio; Diogo Maciel, prefeito de Canelinha, e o vereador Vanderlei da Silva, presidente da Câmara Municipal de Rancho Queimado.          .    Passaram a compor o Conselho Político, além do presidente, vices e os presidentes do CIM-Granfpolis, prefeito de Águas Mornas, Omero Prim, e do presidente do CIS-Granfpolis, Vitor Norberto Alves, prefeito de Leoberto Leal, também Alexandre Souza, vice-prefeito de Biguaçu; vereador Eloir joão Reis (Lico), presidente da Câmara Municipal de Canelinha, e Celia Sani, primeira-dama de Alfredo Wagner. Como determina o regimento, o Núcleo de Primeiras-Damas passa a ser coordenado pela primeira-dama de Paulo Lopes, Ana Lúcia Rodrigues.

O prefeito de São José Orvino Coelho de Ávila deixa a presidência da entidade e reforça sua importância na defesa dos interesses regionais. Entre os destaques de sua gestão, Orvino ressalta as reuniões que promoveu porque, salienta, “reunir é unir”. Na última reunião presidida pelo prefeito de São José, foi lançado o livro “A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS – Sua História e a Ocupação do seu Território” que, segundo Orvino, é o registro da história de 54 anos de uma das mais antigas e importantes entidades municipalistas do País. Orvino também autorizou a adoção de energia solar na sede da Granfpolis, ligado a rede de distribuição (on-grid) que é totalmente renovável, não polui, não necessita de manutenções frequentes, é silencioso e proporciona economia.

Metas da gestão

O novo presidente da Granfpolis, Nadir Rodrigues, agradeceu aos colegas pela confiança e destacou em seu discurso o “grande desafio para dar andamento ao trabalho da Granfpolis”.

O prefeito de Paulo Lopes pontua a mobilidade urbana como uma das principais bandeiras para o desenvolvimento regional. Destaca, ainda, a necessidade de fortalecer o turismo regional, mantendo as características de cada município mas desenvolvendo um projeto regional.

Para o presidente da Granfpolis, a Saúde também deve permanecer entre as prioridades. “O governo do Estado está empenhado em zerar as filas por cirurgias e exames. A Associação deve ser um importante instrumento nesse sentido”, pontuou.

Cooperação Mútua   

Um dos pontos altos da pauta da Assembleia da Granfpolis foi a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Mútua entre os Municípios da Grande Florianópolis. A ação foi deflagrada em maio de 2022 quando o município de Anitápolis foi devastado por fortes chuvas. Em reunião do município o prefeito de Florianópolis Topázio Neto determinou o estudo à sua equipe de defesa civil e, sob a coordenação do coronel Araújo Gomes, secretário de Segurança da Capital, e de Luiz Fernando Machado, superintendente da Defesa Civil, o plano foi desenvolvido. Após a aprovação de legislação específica pelas Câmaras Municipais se torna realidade. 

Contorno Viário da Grande Florianópolis

A mobilidade urbana na região da Grande Florianópolis é um desafio dos gestores. Para minimizar a situação, uma das grandes expectativas é pela conclusão das obras do Contorno Viário de Florianópolis, a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil. O diretor de Operações Sul da Arteris S/A, Antônio Cesar Ribas Sass, apresentou dados da obra.

 

Acesse a cobertura de fotos/vídeos pelo link: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1edrv5KhGugAY8c96GO11rWsyKAah6AS2