Florianópolis foi sede do encontro de prefeitos, vices, presidentes de Câmaras, vereadores e gestores municipais
Com uma extensa pauta com temas como o modelo de lei para implantação do 5G, a nova Lei de Licitações, as alterações na Lei Ambiental (faixa de APP), e com destaque para a apresentação do planejamento e regulamentação do Plano Regional de Ajuda Mútua em Defesa Civil, representantes dos 22 municípios da região da Grande Florianópolis estiveram reunidos em Assembleia Geral na Capital, na sexta-feira (19).
O prefeito anfitrião Topázio Neto parabenizou a coordenação da Granfpolis e o resultado do encontro. “A Associação sempre traz para as nossas reuniões assuntos muitos caros para todos os municípios, questões relevantes e de suma importância para discutirmos. Saímos hoje muito mais unidos, enquanto região, prontos para resolver os problemas que temos em comum e com expectativas para as próximas que são sempre muito produtivas para todos nós”.
“Hoje apresentamos a minuta de regulamento para alinhar o planejamento operacional de como vai funcionar o Pramdec. Os municípios terão direitos e responsabilidades. Repassamos como e o que o município poderá pedir e como o outro pode ajudar, qual o tempo que poderá permanecer e o tipo de recurso que vai poder utilizar na ajuda, dentre outras informações”, explicou o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, coronel Araújo Gomes.
Para o prefeito Orvino Coelho de Ávila, presidente da Granfpolis, nesses encontros são discutidas pautas comuns e relevantes para todos. “A partir do momento em que nos reunimos, nos conscientizamos, debatemos e trazemos à mesa, os problemas de um, são problemas de todos. Quando se tem a vontade e o empenho de cada prefeito, o trabalho torna-se mais fácil, pois unimos forças”, complementou o prefeito.
O plano
Após as chuvas intensas que devastaram o município de Anitápolis, em maio deste ano, a Associação dos Municípios deu prioridade ao desenvolvimento de um plano de ação que facilite e organize a ajuda mútua entre as prefeituras. “O exemplo de Anitápolis nos fez tomar a decisão conjunta. Trata-se de um grande plano, pioneiro e que nos deixará mais unidos e preparados para eventualidades”, destacou Orvino.
O Plano vai criar uma estrutura de resposta rápida das Defesas Civis Municipais para agilizar o atendimento, caso haja a necessidade de mobilização, principalmente de máquinas e de técnicos. O projeto está sendo desenvolvido pelas equipes das secretarias de Segurança Pública de Florianópolis, coordenada pelo coronel Araújo Gomes, e de Defesa Civil, dirigida por Luiz Eduardo Machado.
Com a intenção de fornecer ajuda imediata em caso de desastres naturais nas cidades que compreendem a região, o plano começou a ser implantado em junho. Após o termo de adesão dos municípios e aprovação de legislação municipal específica, os trabalhos se concentram em levantamentos técnicos, de infraestrutura e os treinamentos para atendimentos em caso de desastres, de forma regional.
Núcleo de Primeiras-Damas
O Núcleo das Primeiras-Damas da Granfpolis, coordenado pela primeira-dama de São José, Sandra Mikulski, e organizado pela anfitriã Beatriz Silveira, primeira-dama de Florianópolis, teve programação especial. Na oportunidade, a autora do livro Caminho do Divino, Lélia Pereira Nunes, conversou com as primeiras-damas sobre aspectos culturais da região.
Restaurante Popular
O prefeito Topázio Neto, antes da Assembleia Geral da Granfpolis, recepcionou os prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores e secretários municipais para conhecer o Restaurante Popular de Florianópolis, um projeto de sucesso com qualificação, tecnologia, que oferece alimentação de qualidade e boas instalações, não só para pessoas carentes, mas estudantes e trabalhadores da cidade.