O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) publicou Instrução Normativa sobre os novos índices básicos cadastrais e os parâmetros para o cálculo do módulo rural, ou seja, a unidade de medida agrária, expressa em hectares, que busca refletir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica e as condições de aproveitamento econômico do imóvel rural.
Em maio de 2021, na presidência de Cleci Veronezi na Granfpolis, prefeita de Rancho Queimado, prefeitos, vereadores e lideranças da região da Grande Florianópolis estiveram no Incra solicitando a revisãon do módulo rural de municípios da Grande Florianópolis. Na oportunidade foram recebidos pelo presidente Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo Filho e tiveram a oportunidade de expor a necessidade para o desenvolvimento regional, om ocupação adequada das áreas, além da fixação da população na área rural, principalmente de jovens. A redução do módulo também permitirá a continuidade das atividades, importantes para geração de renda.
Os municípios que encaminharam a solicitação de redução de 3 para 2 hectares foram atendidos e são: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Canelinha, Nova Trento, Rancho Queimado e São Bonifácio.
A Instrução Especial publicada fixa, em âmbito nacional e por município, os índices básicos cadastrais utilizados para dimensionar, classificar e caracterizar os imóveis rurais, e os módulos de exploração utilizados para o cálculo do número de módulos rurais, conforme o zoneamento agrário definido em conformidade com as zonas típicas de módulo e zonas de pecuária.