You are currently viewing ADE Granfpolis participa de evento nacional de colaboração

ADE Granfpolis participa de evento nacional de colaboração

O secretário Municipal de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes, e a assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São José, Cláudia Regina Macário, participaram do Encontro da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, em São Paulo, como líderes do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis. Foram dois dias de escuta, diálogo e troca de experiências com representantes de outras iniciativas que atuam em regime de colaboração em prol da educação de diversas regiões do país.

Mário, representando os ADEs da região Sul, apresentou a trajetória dos ADEs Granfpolis, CoGenfri, da Foz do Rio Itajaí, Serra Catarinense, da Região Serrana, e Norte Gaúcho, do Rio Grande do Sul. “É sempre muito gratificante participar desses eventos. Assim como compartilhamos nossas práticas, também ouvimos outras ideias que deram certo e podemos trazer para discussão junto ao nosso grupo. É assim que se trabalha em regime de colaboração, uns contribuindo com os outros com foco no desenvolvimento da educação e dos nossos estudantes”, destaca o líder do ADE Granfpolis que reúne os 22 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.

A reunião dos Comitês Gestor e de Imagem teve como objetivo repactuar o propósito da Rede e fazer o planejamento estratégico para 2023 e 2024 com foco na educação com qualidade, equidade, inclusão e diversidade. A Rede de Colaboração tem apoio do Itaú Social e Instituto Positivo.

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo:instituto.positivo.com.br.

*Com informações do ADE Granfpolis.