You are currently viewing Grande Florianópolis terá Plano Regional de Ajuda Mútua de Defesa Civil

Grande Florianópolis terá Plano Regional de Ajuda Mútua de Defesa Civil

Plano foi aprovada em Assembleia da Granfpolis, em Antonio Carlos

Após as chuvas intensas que devastaram o município de Anitápolis em       maio deste ano, a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, presidida pelo prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, com o apoio do prefeito da Capital Topázio Silveira Neto, deu prioridade ao desenvolvimento de um plano de ação que facilite e organize a ajuda mútua entre os municípios.

Nesta sexta-feira (10), em Assembleia da Granfpolis realizada no município de Antônio Carlos, os prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras dos 22 municípios da região aprovaram o Prandec – Plano Regional de Ajuda Mútua de Defesa Civil, desenvolvido pelas equipes das secretarias de Segurança Pública de Florianópolis, coordenada pelo coronel Araújo Gomes, e de Defesa Civil, dirigida por Luiz Eduardo Machado.

O Plano começa agora a ser implantado e, após Termo de Adesão dos municípios e aprovação de legislação municipal específica, terão início os levantamentos técnicos, de infraestrutura e os treinamentos para atendimentos em caso de desastres, de forma regional.

O prefeito Orvino Ávila comemorou a aprovação do Prandec que, segundo ele, é uma demonstração da importância da união de todos. “O exemplo de Anitápolis nos fez tomar a decisão conjunta. Trata-se de um grande plano, pioneiro e que nos deixará mais unidos e preparados para eventualidades”, destaca.

Para Araújo Gomes, a aprovação do Plano foi um passo bastante importante. ‘Após as lições aprendidas no atendimento a Anitápolis, os prefeitos poderão, agora, compartilhar recursos, conhecimentos e somar esforços para garantir a segurança dos municípios em caso de desastres naturais, por meio de ação integrada, complementar e articulada para dar maior segurança e reduzir a vulnerabilidade dos cidadãos”, enfatiza.

Pauta Municipalista

As recentes alterações na Legislação Federal e os impactos nos municípios estiveram na pauta da Assembleia da Granfpolis nesta sexta-feira.

O consultor da Confederação Nacional de Municípios, Hugo Lembeck, relatou avanços da pauta municipalista e questões que merecem atenção e mobilização dos prefeitos municipais junto aos congressistas. 

Comunicação na gestão municipal

Outro tema relevante debatido na reunião foi sobre a importância do setor de comunicação na gestão municipal. A presidente do Colegiado de Comunicação da Granfpolis (CComunica), Karina Peixoto, diretora de Integração e Comunicação Social da Prefeitura de Tijucas, apresentou recente pesquisa feita entre os membros do colegiado.

Os dados apresentados deram um diagnóstico sobre a comunicação municipal, com pontos positivos e negativos, e apontam para soluções na melhoria da comunicação interna e, consequentemente, para a sociedade.

Imagens do encontro em:  https://bityli.com/ezFtld