O uso sustentável dos recursos e, consequentemente, a proteção do clima é o foco principal da IFAT 2022 em Munique, na Alemanha – maior Feira Mundial de Meio Ambiente, que acontece esta semana. Entre os catarinenses que participam estão prefeitos e legisladores da Grande Florianópolis e dirigentes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), com o objetivo de buscar soluções que contribuam para melhorar as condições ambientais da região.
Estão confirmados mais de 3.000 expositores de 58 países, que vão apresentar na Feira o que há de mais atual em tecnologias para o tratamento de água e efluentes e processamento de resíduos.
A IFAT ocorre a cada dois anos e segue o tema Um Mundo de Meio Ambiente Soluções (a soluções ambientais mundiais). As principais áreas são a prestação de serviços municipais (utilitários), limpeza, hidrotecnia, eliminação, meio ambiente, liderado por técnicas de computação, automação de produção, medição, controle e comando.
O interesse é global e é a tônica da maior exposição do mundo temas como gerenciamento de água, esgoto, resíduos e matérias-primas está mais forte do que nunca.