Município também aderiu à campanha de arrecadação de materiais de limpeza e higiene. Veja onde doar
Profissionais da Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Municipal de Palhoça (GMP) se deslocaram até Anitápolis, neste sábado (7), para integrar uma força-tarefa que está auxiliando na recuperação do município, o mais atingido da Grande Florianópolis pelas fortes chuvas da última semana.
Palhoça também aderiu a uma campanha de arrecadação de materiais de higiene e limpeza, que serão destinados à população de Anitápolis, que foi muito prejudicada pela chuva. Somente na área central da cidade, foram contabilizados pelo menos 30 desabrigados e mais de 200 desalojados.
Após tomar conhecimento sobre a situação difícil vivida pela população de Anitápolis, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia convocou um a reunião com o coordenador municipal da Defesa Civil, Júlio Marcelino, na sexta-feira (6), e determinou que uma equipe fosse reunida para se deslocar até o município da Grande Florianópolis e prestar auxílio. “Sabemos o quanto é complicado lidar com uma situação de emergência como esta e o quanto é importante todo o apoio que pudermos mobilizar neste momento”, expressa o prefeito Eduardo.
Participaram da força-tarefa: o coordenador municipal, Júlio Marcelino, e a agente da Defesa Civil de Palhoça Raquel Lostada; a assessora da Secretaria de Segurança Pública Ana Paula Machado; e os guardas municipais Ailton Freitas e Tony Wagner, atual coordenador da GMP.
A equipe de Palhoça se deslocou até Anitápolis no início da manhã de sábado (7) e só voltou após as 20h30, auxiliando nos trabalhos de fiscalização e vistorias em locais de ocorrências. A equipe encontrou inúmeros locais com deslizamentos de terra. “Devido às fortes chuvas, Anitápolis foi praticamente destruída. Tem lugar lá que ainda está com difícil acesso, onde a gente nem conseguiu chegar ainda. Há uma força-tarefa trabalhando na cidade, com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil de vários municípios. Estamos solicitando à população a doação de material de limpeza”, reforça o coordenador da Defesa Civil em Palhoça, Júlio Marcelino.
O coordenador deve voltar a Anitápolis nesta semana, e também está programada uma visita do prefeito Eduardo Freccia, na terça-feira (10), quando irá levar os primeiros mantimentos recolhidos na campanha de arrecadação. Além de ajudar na doação de materiais de higiene e limpeza, Palhoça também deve emprestar maquinário para a remoção de entulhos e a desobstrução de estradas e acessos no município atingido.
Onde deixar as doações
* Quartel da 2ª Companhia do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar: Rua Coronel Bernardino Machado, número 181, no Centro de Palhoça
* Sede do 16º Batalhão da Polícia Militar de SC: Rua Vereador Osvaldo de Oliveira, número 3971, também no Centro de Palhoça