O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, em Assembleia Geral da entidade realizada nesta sexta-feira (18), em Alfredo Wagner.
Orvino, que já ocupava o cargo de vice-presidente da Granfpolis, foi eleito presidente em chapa única e por aclamação para mandato de um ano. Também para o Conselho Executivo foram eleitos como vice-presidentes, a prefeita de Anitápolis, Solange Back, e o prefeito de Paulo Lopes, Nadir Rodrigues, e os membros dos conselhos Fiscal e Político.
A Assembleia da Granfpolis também foi marcada pela aprovação do Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2021 e homenagens a prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, pelo término do mandato como presidente da entidade.
Os prefeitos enalteceram o excelente trabalho de Cleci na gestão considerada inovadora e realizadora e por sempre ter promovido a união dos prefeitos na busca de soluções para questões comuns, entre várias melhorias para a prestação de serviços aos municípios..
Os anfitriões, prefeito licenciado Gilmar Sani e a primeira-dama Célia Sani, e o prefeito em exercício Jaison Werlich e sua esposa Tatiana Pereira, agradeceram a oportunidade de sediar a Assembleia e ao mesmo tempo promover a Capital Catarinense das Águas.
Orvino Coelho de Ávila acompanhado da primeira-dama de São José e coordenadora do Núcleo de Primeiras-Damas, Sandra Mikulski, destacou em seu discurso a importância de reunir para unir, enaltecendo a importância da Associação dos Municípios e garantiu assumir a Granfpolis com o propósito de servir a todos os municípios. “De toda a minha trajetória afirmo que presidir a Associação é, sem dúvida, uma das mais importantes atividades” disse.
Participaram da Assembleia o senador Dário Berger e a deputada estadual Dirce Heiderschidt. O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, participou online e falou sobre o Piso do Magistério. Já o conselheiro da CNM, Hugo Lembeck, representou a entidade na mesa de autoridades. Prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras dos 22 municípios associados, primeiras-damas, secretários municipais, gestores, coordenadores de Colegiados Regionais, colaboradores da Granfpolis, entre outras presenças, tornaram a Assembleia em Alfredo Wagner umas das que registrou maior participação.
Durante o evento, Cleci Veronezi formalizou a contratação da empresa que será responsável pelo Serviço de Inspeção (SIM), atendendo antiga reivindicação dos municípios para atendimento aos agricultores. Outra inovação foi a aprovação para o ingresso de representantes dos vice-prefeitos, presidentes de Câmaras e das primeiras-damas no Conselho Político da Granfpolis, cargos que serão ocupados por Filipe Schimitz, vice-prefeito de Antônio Carlos, Lucas Rosa Vieira, presidente da Câmara de Biguaçu, e Angela Silva, primeira-dama de Governador Celso Ramos.
Os presidentes dos recém-criados Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Granfpolis), Vitor Alves, prefeito de Leoberto Leal, e do Consórcio Multifinalitário (CIM-Granfpolis), Omero Prim, prefeito de Águas Mornas, fizeram relatos sobre as atividades desenvolvidas. Ambos permanecem no comando dos consórcios.
A trajetória de Orvino Coelho de Ávila
Nasceu em 1955, no município de Urubici, mas reside em são josé desde 1970. Assumiu como vereador pela primeira vez em 1976, com apenas 21 anos de idade, iniciando assim uma trajetória política vitoriosa marcada pela dedicação e compromisso com os Josefenses.
Foram mais de 40 anos trabalhando no legislativo para dar mais qualidade de vida para nossa cidade. Foi presidente do legislativo por quatro mandatos, sendo o último deles no biênio 2017/2018.
Foi procurador de carreira, chefe de gabinete, secretário da Susp, secretário da Receita e procurador-geral do município. Também foi presidente do Ceasa, coordenador estadual de abastecimento – SAA e advogado da Cidasc. Em 2020 foi eleito prefeito de São José. Em 2021 foi eleito 1º vice-presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis).
A Granfpolis
A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis é uma das mais antigas entidades municipalistas de Santa Catarina. Fundada em março de 1969, a entidade congrega. 22 Municípios da região: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.
Seu corpo técnico presta assessoria e capacitações aos municípios nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Contabilidade, Movimento Econômico, Planejamento Urbano, Arquitetura e Engenharia e, por meio de Colegiados Regionais levanta demandas e propõe ações
* Imagens da Assembleia