A Abordagem Social faz parte do atendimento à pessoa em situação de rua
O Serviço Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro POP, vem trabalhando a fim de contribuir para a reconstrução de novos projetos de vida, respeitando os objetivos dos usuários, suas histórias de vida e as especificidades do atendimento. Para que esta reconstrução aconteça, é preciso restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua, resgatando sua autoestima e superando a invisibilidade social.
Dentro desta perspectiva, em destaque no mês de outubro, além dos projetos já desenvolvidos, vem sendo produzido com a sociedade civil um projeto de autocuidado com a barbearia King.
Somente em outubro, foram atendidos 406 usuários, ofertando 3.131 serviços como alimentação, higiene pessoal, kit higiene, contatos familiares, passagem terrestre, acolhimento institucional, encaminhamento para comunidade terapêutica, dentre outros, com destaque para encaminhamento de confecção de documentos, somando 69 usuários.
Na última semana, com trabalhos desenvolvidos pelas equipes, três usuários superaram a situação de rua, recomeçando suas vidas em residências alugadas por eles. Em relação a abordagem social, foram realizadas 69 abordagens e, com destaque ao trabalho conjunto com a secretaria de Saúde, estão sendo organizadas as agendas para constantes abordagens, a fim de atender os usuários com saúde mental prejudicada, assim como demais problemas de saúde.
—