A certificação é válida para a temporada 2021/2022 – até 1 de novembro de 2022. É o sexto ano consecutivo que a Praia Grande (Caravelas) recebe o selo ambiental de reconhecimento internacional.
Pelo sexto ano consecutivo, a Praia Grande (Caravelas), em Governador Celso Ramos, recebe o prêmio internacional “Bandeira Azul”, certificado concedido às praias e marinas que atendem a critérios, como qualidade da água, educação ambiental e oferta de serviços aos usuários, estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE).
O resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (01/10) pelo Instituto Ambientes em Rede, que opera o programa Bandeira Azul no Brasil. A certificação é válida para a temporada 2021/2022 – até 1 de novembro de 2022.
De acordo com o documento recebido pela Prefeitura Municipal, a praia tem o “direito de hastear a Bandeira Azul como reconhecimento pelos esforços e atividades que vêm sendo realizadas pela equipe gestora em prol da recuperação e conservação dos ambientes naturais”.
Para receber o título para a temporada 2021/2022, as candidatas ao “Bandeira Azul” precisaram passar por um Júri Nacional do Programa, que se reuniu de forma virtual em 02 de junho deste ano, e pelo Júri Internacional do programa em Copenhagen, na Dinamarca.
PRAIA GRANDE, SEXTO ANO CONSECUTIVO
A inscrição da Praia Grande (Caravelas) no programa “Bandeira Azul” como Praia-Piloto foi em 2015, quando o município manifestou interesse em pedir a certificação para essa praia e fez as adequações para atender os pontos examinados. No ano seguinte, a praia conquistou o primeiro selo ambiental do programa; e, desde então, vem recebendo a renovação da certificação. A temporada de 2021/2022 é a sexta vez consecutiva que a praia recebe o “Bandeira Azul”. As outras premiações aconteceram nas temporadas 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020 e 2019/2020.
Em Governador Celso Ramos, outra praia certificada pelo selo foi a de Palmas, nas temporadas 2015/2016, 2016/2017 e 2018/2019.
BANDEIRA AZUL: RESPONSABILIDADES E PERSPECTIVAS
Com a certificação, o município se compromete a cumprir critérios e obrigações como oferecer atividades e programas de educação ambiental, informações sobre qualidade da água, informações sobre ecossistemas locais, fenômenos naturais e áreas naturais sensíveis, regras de conduta dos usuários, entre outros, sob o risco de perder o título.
A partir da renovação Bandeira Azul para a Praia Grande (Caravelas), a perspectiva é de que o Governador Celso Ramos se consolide ainda mais como um dos principais destinos turísticos da região pós pandemia, por causa da visibilidade nacional e internacional que o título proporciona. Esse cenário cria expectativas de aumento no turismo municipal e, consequentemente, para os negócios locais que podem ser impulsionados com o retorno e a presença dos turistas, após a liberação de acesso e permanência às praias.
—
Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos