A Associação dos Municípios da Grande Florianópolis está dando continuidade aos processos de criação de seu consórcio multifinalitário com o objetivo de atender os municípios associados com mais serviços, redução de custos e possibilitar a captação de recursos da União e do Estado. Os consórcios também têm papel fundamental no desenvolvimento regional.
A presidente da GRANFPOLIS, Cleci Veronezi, prefeita de Rancho Queimado, está empenhada na criação de consórcios, por entender que são fundamentais para atender, principalmente, as necessidades dos pequenos municípios. O Consórcio de Saúde – CIS Granfpolis, que há anos vinha sendo requisitado, encontra-se em fase final de implantação. Agora, a diretoria da entidade busca consolidar o consórcio multifinalitário após o protocolo de intenções ter sido aprovado.
Paralelo ao processo para ratificar o protocolo de intenções nos municípios, modelos de consórcios estão sendo contatados. É o caso do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, um consórcio de Direito Público, multifinalitário, onde 15 municípios são consorciados atualmente.
Em visita ao CIMVI prefeitos, secretários, gestores municipais e representantes de entidades da região da Grande Florianópolis, conheceram os principais serviços prestados como a gestão do turismo da região do ‘Vale Europeu’, a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios e o serviço de Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos, através do projeto ‘Parque Girassol’ e o programa ‘Vale Muito Cuidar’. O grupo foi recepecionado pelo diretor do CIMVI, Fernando Tomaselli, e recebeu, também, as boas vindas do prefeito de Timbó e presidente do Consórcio, Jorge Kruger.
Integraram a comitiva que esteve em Timbó na visitação ao CIMVI, na quarta-feira (19), além da presidente da GRANFPOLIS, Cleci Veronezi, os prefeitos de Águas Mornas, Omero Prim; Anitápolis, Solange Back; Antônio Carlos, Geraldo Pauli; Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva; Leoberto Leal, Vitor Norberto Alves; São Bonifácio, Laurino Peters; São Pedro de Alcântara; Charles da Cunha; e de Tijucas, Eloi Mariano Rocha. Também participaram secretários e gestores municipais e o presidente da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), Roberto de Oliveira; o coordenador Geral do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), Marius Bagnati; e o representante da Associação Comercial de Florianópolis, Jaime Ziliotto.
“Estamos em busca de exemplos, mas vamos criar nosso próprio modelo de consórcio que atenda as demandas regionais dos nossos 22 municípios associados”, enfatizou Cleci.