Rancho Queimado está em 1º lugar no Estado e em 24º no Brasil no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis em parceria com o Sustainable Development Solutions Network, organização vinculada às Nações Unidas (ONU).
Ao todo 770 municípios foram ranqueados. A pontuação mede o progresso total para o cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 169 metas a serem cumpridas até 2030 (Agenda 2030).
A partir do diagnóstico de como está o município, a ferramenta estimule a alocação de recursos e a formulação de políticas voltadas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ajudando a monitorar progressos e desafios desses objetivos no nível local.
A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, o acordo logo se apresentou como uma ambiciosa agenda comum para nações de todos os continentes.
Confira a posição no ranking dos 22 municípios da GRANFPOLIS: