Os veículos serão usados no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de equipes multidisciplinares
O município de Biguaçu recebeu nessa quinta-feira (4), do Governo Federal, cinco veículos zero quilômetro. Três automóveis serão destinados ao atendimento dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Os outros dois, através de cessão de uso, ficarão à disposição da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE).
O prefeito Salmir da Silva e a secretária de Assistência Social e Habitação, Ana Cristina Espíndola e cinco motoristas do município participaram da solenidade de entrega que ocorreu na Academia da Polícia Rodoviária Federal, em Florianópolis. O evento teve também a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do governador Carlos Moisés da Silva, da vice-governadora Daniela Reinehr, do ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos e servidores dos 135 municípios beneficiados.
Os veículos foram adquiridos através de emenda parlamentar da bancada de Santa Catarina e integram o programa de Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSUAS). Os carros serão usados para reforçar a mobilidade, a acessibilidade e o transporte de idosos, pessoas com deficiência e demais usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As equipes de referência multidisciplinares que realizam ações, serviços, programas e projetos da Assistência Social também serão beneficiadas pelos novos automóveis.
A secretária Ana Cristina Espindola agradeceu o empenho da equipe de profissionais da Secretaria pelo esforço para que o município fosse contemplado e falou da importância dos carros para atender a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social. “Esses veículos vão contribuir na qualidade dos serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial e vão permitir que possamos chegar cada vez mais próximo daqueles que precisam”, finalizou.
A cessão para a APAE ocorre de acordo com a portaria que prevê a disponibilização a entidades privadas sem fins lucrativos que estejam inscritas no Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social (CNEAS) e oferte serviço socioassistencial, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, por meio da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais). A aprovação para cessão e utilização do veículo é do Conselho Municipal de Assistência Social.
—
Prefeitura de Biguaçu
Diretoria de Comunicação (Dicom)
(48) 3094-4100/(48) 99184-9379
www.bigua.sc.gov.br