O terceiro encontro virtual do projeto Colaboração Ativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) GRANFPOLIS reuniu secretários municipais para trocar experiências e conversar sobre ações educacionais a serem realizadas neste momento de enfrentamento da pandemia. Além da GRANFPOIS, o ADE da Associações dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) também participou da reunião.
Desta vez, o foco foi a troca de ideias sobre ações que estão em andamento ou em planejamento em relação a este período de interrupção das aulas. “Sempre é bom ouvir o que os outros municípios estão fazendo para, quem sabe, complementar com o que estamos planejando. A GRANFPOLIS estudou e fez um planejamento seguindo o roteiro da Fecam. É bem amplo para atender as demandas dos municípios que tiverem interesse em integrar a proposta, permitindo ser moldado conforme as necessidades de cada um. Temos um plano de ação com foco para o retorno das aulas, mas também engloba vários outros fatores educacionais”, destaca o secretário municipal de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes.
Para a secretária municipal de Educação de Balneário Piçarras, Laureci Bernadete Schneider Pereira, que representou o ADE Amfri, essa troca de informação sempre colabora com o trabalho que está sendo desenvolvido. “Na Educação, quanto mais ideias melhor. Lógico que tudo adaptado para a nossa realidade. O Regime de Colaboração tem contribuído muito nas tomadas de decisão, principalmente neste momento, e ouvir o que os outros têm trabalhado ajuda bastante”, destaca.
O ADE Amfri apresentou a construção que está sendo feita coletivamente. Entre as ações, destaque para o levantamento para reposição do currículo escolar; os alinhamentos dos atos administrativos dos servidores; a metodologia de plano de reposição das aulas; e a articulação com o Ministério Público e o Tribunal de Contas para alinhamento de todos no trabalho.
O ADE GRANFPOLIS abordou a formação de uma comissão para a construção de um plano gradual de retomada das aulas nas redes municipais do território. Reposição das aulas, reorganização do conteúdo, trabalho dos profissionais da Educação, tudo está sendo pensado. Em breve, o material será apresentado a todos os secretários e, posteriormente, aos prefeitos.
Sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs)
Os Arranjos são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto – e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).
O Brasil possui atualmente 14 ADEs, com 244 municípios trabalhando nesse modelo de colaboração, e alguns já conquistaram avanços consistentes que indicam que estão no caminho certo. Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), em Santa Catarina, e, em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do Sul do país.
Sobre o ADE Granfpolis
Atualmente, 21 secretários de Educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as quatro metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. Fazem parte do ADE GRANFPOLIS os municípios de: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.