A Secretaria de Saúde e Assistência Social, juntamente com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, atualizaram o levantamento completo sobre os casos de coronavírus (COVID-19) no município de Antônio Carlos. O relatório traz informações separadas por idade, bairros e classificações de casos, conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC.
Foram realizados, no município de Antônio Carlos, um total de 65 coletas (63 pelo LACEN/SC e 2 em laboratórios particulares). Destas, 13 pessoas pessoas testaram positivo para COVID-19 (outras 3 foram confirmadas por Critério Clínico Epidemiológico), 61 testaram negativo, 9 pessoas estão curadas, 4 vieram a óbito e 10 estão em monitoramento constante pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Nos últimos dias, também foram realizados 11 testes rápidos, onde 9 testaram negativos e 2 constaram como inválidos (testes que precisaram ser refeitos, resultando posteriormente em negativo).
O Governo do Estado de Santa Catarina vem divulgando 18 (dezoito) casos confirmados de COVID-19 no município de Antônio Carlos, o que diverge dos dados informados em nosso boletim. A Vigilância Sanitária e Epidemiológica constatou que o Estado se utiliza de dois sistemas distintos para confirmação de casos: o GAL, sistema utilizado para requisições de exames ao LACEN/SC (Laboratório Central de SC) e o e-sus VE, sistema onde são registradas as notificações de casos. Analisando os dois sistemas observou-se duplicidade no registro de 2 casos. Sendo assim mantemos o número atual de 16 (dezesseis) casos confirmados de Coronavírus no município.
O Critério Laboratorial consiste no exame de Biologia Molecular RT-PCR com resultado positivo ou teste de detecção de anticorpos com resultado positivo (IgM e/ou IgG), isto é, exames em laboratórios públicos e particulares e publicados pelo LACEN/SC. O Critério Clínico Epidemiológico representa pessoas com sintoma de síndrome gripal, que tiveram contato com caso confirmado laboratorialmente.
No caso específico da Casa de Repouso Recanto do Arvoredo, foram realizados 51 testes, 28 em idosos e 23 em Profissionais. Destas coletas, 11 testaram positivo (9 idosos e 2 profissionais) e 40 negativos (19 idosos e 21 profissionais). Entre os casos positivos, 6 pessoas já estão curadas (4 idosos e 2 profissionais) e 1 idosos está em investigação para confirmação da cura. Os quatro óbitos por COVID-19, registrados para o município, foram três mulheres (83, 65 e 66 anos) e um homem (79 anos), todos idosos da Casa de Repouso.
Com relação a faixa etária e sexo dos casos positivos de COVID-19, a maioria dos casos estão acima de 60 anos, 11 casos registrados (8 femininos e 3 masculinos). Entre 20 e 29 anos existem 3 casos (femininos), na faixa de 40 a 49 anos, 1 caso (feminino), e entre 50 e 59 anos, 1 caso (feminino).
O levantamento de testes positivos, por bairros do município, verificou 10 casos na Divisa (10 confirmados por critério laboratorial), 2 no Centro (2 Confirmados por Critério Laboratorial) e 4 no Rio Farias (1 confirmado por Critério Laboratorial e 3 confirmados por Critério Clínico Epidemiológico).
__
Prefeitura municipal de Antônio Carlos