Edésio Justen, prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, é o novo presidente da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis, para mandato de um ano. A eleição e posse dos Conselhos Executivo e Fiscal da GRANFPOLIS foi nesta sexta-feira (21), na sede da entidade.
Os vice-presidentes eleitos foram: Camilo Martins, prefeito de Palhoça, e Gian Francesco Voltolini, prefeito de Nova Trento. No Conselho Fiscal, como titulares, assumiram o prefeito Ramon Wollinger, de Biguaçu, e o prefeito Daniel Netto Candido, prefeito de São João Batista, e o vereador Sérgio Freitas, presidente da Câmara de Anitápolis. Como suplentes foram eleitos Laudir Pedro Coelho, prefeito de Anitápolis, Vitor Norberto Alves, prefeito de Leoberto Leal, e Marcelo Kuhn,, presidente da Câmara de Águas Mornas.
O presidente eleito, Edésio Justen, falou do desafio assumido e da disposição em atuar pelos municípios da região. A GRANFPOLIS, disse, é muito importante, principalmente para pequenos e médios municípios e, portanto, é preciso fortalecê-la.
Gian Francesco Voltolini despediu-se do cargo de presidente da GRANFPOLIS, agradecendo seus colegas e os colaboradores da entidade. Enalteceu as conquistas alcançadas, como o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Grande Florianópolis – CIM GRANFPOLIS, alavancado, e os novos parceiros conquistados. Agora, como vice-presidente, afirma, continuará o trabalho para melhorar a assistência aos municípios da região.
GRANFPOLIS e CAU
No início da Assembleia da GRANFPOLIS foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre a entidade e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU/SC, pelo presidente Gian Francesco Voltolini e pela conselheira do CAU Juliana Dreher.
Por meio do Termo será possível o intercâmbio de informações, dados, mapeamentos, cadastros e documentos em geral, de acesso público, referente ao planejamento urbano e regional dos municípios associados à GRANFPOLIS, bem como à promoção de eventos, audiências, seminários, congressos, oficinas, capacitações e reuniões de trabalho, nos quais o tema seja o planejamento urbano e regional, e cujo público alvo principal sejam os gestores e técnicos dos municípios da Grande Florianópolis, além de outros benefícios.
Para Juliana Dreher, conselheira do CAU, a cooperação é muito importante para o reforço da plataforma de georreferenciamento integrado – PGI e para a capacitação dos gestores.
Os representantes da Instância de Governança do Turismo da Grande Florianópolis, Marcelo Alves, coordenador presidente, e Audrey Soares Rembowski, vice coordenadora, participaram da Assembleia da GRANFPOLIS. O objetivo é a criação de um Colegiado de Turismo da Grande Florianópolis para que a pauta do turismo seja trabalhada coletivamente nos municípios da região.
Segundo Marcelo, a Instância hoje atua com 15 municípios. Alguns estão mais desenvolvidos nessa área e outros necessitam fortalecer o setor. ”É preciso elevar qualidade do turismo com nossos produtos diferenciados e integrar a região”, destaca.
Um dos principais temas em discussão foi a criação do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Grande Florianópolis – CIM GRANFPOLIS. Os prefeitos presentes se comprometeram a enviar, até o dia 3 de março, às Câmaras Municipais, o projeto de lei estabelecendo no Protocolo de Intenções, para a devida apreciação e aprovação. Por meio do Consórcio, os municípios associados poderão atuar conjuntamente em áreas definidas por cada gestor.
Os prefeitos e presidentes de Câmaras também aprovaram por unanimidade o Relatório de Atividades e Prestação de Contas da GRANFPOLIS de 2019.
Homenagem
Os prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais presentes prestaram homenagem ao diretor Executivo da GRANFPOLIS, Miguel Augusto Forbeck Faraco, pelos relevantes serviços prestados a entidade em 45 anos de trabalho.