O secretário municipal de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes, esteve em São Paulo, esta semana, para apresentar o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis aos secretários municipais e técnicos de Educação de 23 cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Maranhão e Bahia. O encontro foi no Programa Suzano de Educação, que incentiva e assessora municípios a trabalharem em Regime de Colaboração na forma de ADE.
Representando Santa Catarina e a região da Grande Florianópolis, Fernandes falou sobre o trabalho desenvolvido de forma integrada entre os 21 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da região. “Nosso ADE é referência nacional. O trabalho que estamos fazendo aqui tem trazido importantes resultados para nossa Educação. É muito bom compartilhar essa experiência para que outros municípios também tenham a oportunidade de desenvolver ações em Regime de Colaboração, fortalecendo assim a Educação da região”, comenta Fernandes.
O Instituto Positivo é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis) e, em uma articulação pioneira, lançou em 2015 o primeiro ADE do sul do país. O ADE Granfpolis reúne 21 secretários de Educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as quatro metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território.
Entre os programas do ADE Granfpolis apresentados em São Paulo estão: soluções educacionais de correção de fluxo e alfabetização, que em 2019 atendeu mais de três mil crianças e formou 225 profissionais; o projeto “Gestores Escolares em Movimento”, que envolveu mais de 380 profissionais em formações de diferentes temas presentes no dia a dia das escolas; e o projeto “Vamos fazer esta conta juntos?”, iniciativa que propõe a análise de indicadores pedagógicos e financeiros, para contribuir na organização orçamentária e no cumprimento das metas e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação.
Fazem parte do ADE Granfpolis os municípios de: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.
Sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs)
Os Arranjos são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto – e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).
O Brasil possui atualmente 14 ADEs, envolvendo 244 municípios que trabalham nesse modelo de colaboração, e alguns já conquistaram avanços consistentes que indicam que estão no caminho certo.
—
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa ADE Granfpolis
(48)99980 3136