Começou a primeira atividade coletiva do ano da Assessoria de Assistência Social da GRANFPOLIS: Formação aos municípios sobre o serviço de Família Acolhedora!
Mas do que se trata este serviço? Ele organiza o acolhimento em residências de famílias acolhedoras cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva (ECA, Art. 101), em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.
Os municípios da região que tem o serviço de família acolhedora são: Palhoça, Garopaba (em implantação), Canelinha, Tijucas (em implantação) e Florianópolis (em implantação).
Referente ao Art. 33 do ECA: A inclusão da criança ou adolescente em PROGRAMAS DE ACOLHIMENTO FAMILIAR terá PREFERÊNCIA A SEU ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, observado, em qualquer caso, o caráter temporário e excepcional da medida, nos termos desta Lei.