Município é referência nacional em projeto na área de meio ambiente
O município de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, está entre os finalistas ao Prêmio Boas Práticas, na categoria Meio Ambiente, instituído pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo, graças ao Projeto R4 – Rancho Reduz, Recicla e Recomeça, que tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos orgânicos.
Por meio da distribuição de composteiras à população, Rancho Queimado já conseguiu reduzir cerca de 50% a produção de lixo orgânico. O município registrava cerca de 35 toneladas/mês de resíduos e, agora, com o desenvolvimento do projeto, reduziu para cerca de 15 toneladas/mês.
A meta é a distribuição de 1200 composteiras, número este que já chegou a 1000. A administração municipal faz acompanhamento nas residências para verificar como está se desenvolvendo o processo e dirimir dúvidas
Já em 2017 o Ministério do Meio Ambiente abriu edital para projetos de compostagem. Dos 330 inscritos, Rancho Queimado conquistou o 4º lugar geral e o 1º lugar em estrutura de projeto. O MMA vai utilizar o R4 como referência para outros municípios do Brasil.
O Prêmio
O nome do prêmio já diz tudo: Boas Práticas. Seu objetivo é valorizar ações e procedimentos diferenciados que geram melhorias no seu ambiente de trabalho e na instituição.
Os vencedores serão conhecidos no dia 2 de outubro, em solenidade na sede da APREESP, em São Paulo, quando serão entregues as premiações.