A reunião do Colegiado de Assistência Social da GRANFPOLIS, realizada nesta quarta-feira (11), contou com a participação das representantes do Fórum Estadual de Usuários do SUAS – Feusuas, Maria Cecília Antonia Godtsfriedt e Neulci Terezinha Gonçalves, que falaram sobre a importância da implantação e apoio aos Fóruns de Usuários nos municípios.
Outra importante reflexão foi feita sobre os Programas de Atenção as Pessoas Idosas dos municípios.
Segundo a assistente social Vânia Guareski Souto, assessora da GRANFPOLIS, em relação ao trabalho com as pessoas idosas, foi orientado para que todas as ações estejam previstas dentro de um Programa Municipal de Atenção às Pessoas Idosas, intersetorial, com objetivos claros, devidamente justificados e ações fundamentadas, que busquem prevenir as vulnerabilidades e riscos que envolvem essa faixa etária.
Vânia alerta que “não podem ser utilizados recursos públicos para ações fora dos preceitos da administração pública, para fins eleitoreiros ou políticos e devemos ter claro quais são nossos objetivos, que realidade queremos transformar, porque estamos realizando determinada ação”.
Os gestores municipais de assistência social também debateram a fase de monitoramento e avaliação e a fase de prestação de contas das parcerias, seguindo as orientações da Lei N. 13.019/2014, e trataram de formação por meio da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, específica sobre estas fases, consideradas um desafio para a região.