A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, entidade que congrega 22 municípios e que desenvolve e apoia ações para o desenvolvimento regional, é parceira da Instancia de Governança do Turismo Grande Florianópolis, e outras entidades, na realização do Seminário de Desenvolvimento Turístico.
O evento que acontece no dia 15 de agosto, no Centrosul, em Florianópolis, visa aproximar a cadeia produtiva do turismo e dirigentes turísticos municipais ao segmento de agenciamento e operação turística, objetivando levar uma abordagem pratica e dinâmica para os participantes do evento, de como funciona na pratica a criação de produtos turísticos prontos para a comercialização.
Segundo Marcelo Alves, coordenador do GRTur-GF, hoje temos diferentes “ROTAS” turísticas em nossa região, porém, essas rotas contém informações preliminares da gastronomia, equipamentos, passeios, entre outros atrativos das cidades, sem necessariamente conter um produto definido, com datas, valores e demais prestações de serviços para que o cliente/turista, possa fazer a aquisição/execução do que se propões aquela rota.
O agenciamento/operação de viagem extrai, por exemplo, de uma rota, as informações necessárias para a criação de um produto turístico, um roteiro, contendo o descritivo completo da viagem, com a data de saída, locais, horários de visitação, ingressos, guiamento, etc.
Além da organização dos produtos locais, que podem ou não estarem contemplados em uma rota, Marcelo destaca que o agenciamento de viagens proporciona a divulgação de destinos turísticos e seus atrativos, de forma eficiente, atingindo clientes/turistas em potencial, sem gerar custos para o município e ou empreendedores locais. O mecanismo de distribuição via agência de viagens e operadoras de turismo, é composto por uma cadeia onde o operador de turismo receptivo local cria os produtos que são distribuídos pelas operadoras emissivas as agências de viagens, que por sua vez, divulgam e comercializam o produto.
Afirma, ainda, que o segmento de operadoras de viagens gerou um faturamento de 12,2 bilhões em 2017/2018, um crescimento de 8% comparado ao período anterior, movimentando na região sul Brasil 1,53 bilhões ou 13% do valor total, segunda informações da Associação Brasileira das Operadoras de Viagens BRAZTOA. Vale ressaltar que todas as vendas destas operadoras são realizadas exclusivamente via agências de viagens.
Desta forma, enfatiza, levando em conta o cenário e a baixa oferta de produtos turísticos da nossa região, desenvolvemos o seminário com o intuito de auxiliar na aproximação do nosso mercado a essa cadeia de agenciamento e operações, criando uma estratégia dividida em três etapas, seminário, oficina de criação de produtos e rodada de negócios com as operadoras.