You are currently viewing Crianças advertem sobre atitudes negativas em “Jeito Catarinense”

Crianças advertem sobre atitudes negativas em “Jeito Catarinense”

Pela campanha, cartilhas foram distribuídas em escolas da rede municipal de Florianópolis

 A campanha “Jeito Catarinense” teve a segunda edição lançada ontem (22) na Escola Básica Municipal de Florianópolis Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, distribuiu 9 mil cartões e 400 cartilhas para as 36 escolas da rede de ensino da capital.

O lado verde do cartão deve ser mostrado quando uma atitude positiva é tomada, como reciclagem de materiais, respeito à faixa de pedestres ou até mesmo um ato de gentileza. O lado amarelo serve para alertar alguma situação errada, como quando alguém joga lixo no chão, fura filas ou desrespeita os idosos. A cartilha é dividida em 4 capítulos que falam sobre o jeito correto de tratar as pessoas, a natureza, de andar no trânsito e de cuidar da saúde.

O objetivo da iniciativa é motivar a sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo no seu dia a dia, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas. E as crianças têm um papel fundamental nesse processo, que é aprender desde cedo quais atitudes são legais ou não, parabenizando ou alertando os cidadãos.

Novos parceiros em 2019

 A primeira temporada do “Jeito Catarinense” teve início em abril do ano passado, e já mobilizou crianças de 8 a 12 anos em todo o estado. A prioridade da campanha lançada hoje é a parceria com as redes municipais de ensino e com a Polícia Militar (PM), que utiliza a cartilha nas aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD.

O prefeito Gean Loureiro afirma que a parceria entre a ACAERT e a Prefeitura de Florianópolis foi certeira e complementa: “precisamos de todo mundo para cuidar da cidade. As crianças são fundamentais nesta tarefa”.

Marcello Corrêa Petrelli, presidente da ACAERT, explica que o “Jeito Catarinense visa reforçar o resgate de preceitos básicos da cidadania que são ensinados pela família e reforçados na escola. A ideia é somar a cartilha ao trabalho pedagógico das crianças de 8 a 12 anos, período em que se dá a formação de cidadania. Os cartões são uma forma leve de incentivar ou repreender um cidadão, provocando certo ‘constrangimento’ para aqueles que fazem algo errado. Estamos muito satisfeitos com o projeto deste ano, pois órgãos públicos, a PM e a imprensa estão engajados para um bom resultado. Um dos intuitos da ACAERT é o envolvimento em projetos visando o desenvolvimento social dos catarinenses”.

Para o secretário da Educação Maurício Fernandes Pereira, “esse trabalho é um processo lúdico e eficaz de conscientização dos estudantes em diversas situações”.

__

Assessoria de Comunicação Social | ASCOM

 Rua Conselheiro Mafra, n° 656 – 5º andar

 Fone: (48) 3251-6124

 Jornalista responsável

 Ricardo Medeiros – SC 00293

 Cel: (48) 98411-0911