Atuantes na sociedade civil das áreas artísticas e culturais da Grande Florianópolis participaram da primeira etapa do processo de eleição para o Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (CEC-SC), no I Fórum Intermunicipal de Cultura realizado nesta quinta-feira (21).
O encontro aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e contou com a participação de 14 municípios da região. São eles: Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Nova Trento, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.
A reunião também contou com a presença de Rosivaldo Flausino, da Comissão de Organização Eleitoral (COE) e de Marcelo Seixas, atual Conselheiro Estadual de Cultura na cadeira de Artes Visuais.
Para o coordenador do Fórum Intermunicipal de Cultura, Jerry Laurindo, o I Fórum Intermunicipal de Cultura da Grande Florianópolis foi essencial para avançar no debate das politicas culturais estaduais. “Ficamos satisfeitos com o empenho dos municípios em mobilizar a sociedade civil e também com a qualidade das propostas construídas”.
Na oportunidade o Fórum Intermunicipal elaborou 12 propostas de prioridades à Política Cultural catarinense que serão defendidas na próxima etapa e elegeu 10 representantes para a etapa regional que será realizada no dia 11 de abril, em Santo Amaro da Imperatriz.
Por existir uma grande demanda, o município de Florianópolis irá realizar individualmente o fórum municipal no dia 25 de março, às 19 horas, no Teatro da Ubro.
A última etapa, que é Estadual, irá acontecer em junho no município de Florianópolis.
Confira os eleitos da Grande Florianópolis para a etapa regional:
Arquivos, Bibliotecas e Museus – sem representante
Artes Visuais – Adriel Vieira, de Canelinha
Audiovisual – Fagner Casali e Gisele Aparecida Farias, de Santo Amaro da Imperatriz
Cultura Popular – Hudson Pereira, de São José
Dança – Jackson de Mattia, de Santo Amaro da Imperatriz
Letras – Luiz Fernando Berão, de Canelinha
Música – Vinícius Zimmermann, de São Pedro de Alcântara
Patrimônio imaterial – sem representante
Patrimônio material – Rosimari Trommenschlager, de Santo Amaro da Imperatriz
Teatro – Qiah Salla, de Canelinha e Aline Luz, de Santo Amaro da Imperatriz
*Com informações da assessoria de Projetos Especiais da GRANFPOLIS