Os membros do Colegiado de Políticas Culturais da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis se reuniram nesta quinta-feira (21), na sede da entidade, para debater importantes temas referentes à cultura da região.
O principal assunto tratado no encontro foi à eleição do Conselho Estadual de Cultura, que é realizada em três etapas, municipal, regional e estadual.
A etapa municipal do processo de eleição, que pode ser feita em conjunto com os conselheiros da sociedade civil, será realizada na sede da GRANFPOLIS no dia 21 de março.
A assessora de Projetos Especiais da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Adriana de Souza do Nascimento, lembra que é uma obrigação do conselho municipal de cultura e da gestão pública municipal realizar essa primeira etapa do processo de eleição. “Esses membros da sociedade civil precisam compor o Conselho Estadual de cultura em dez áreas, entre elas, arquivos, bibliotecas, museus, dança, letras, músicas, teatro e outras”, explica.
Outro tema abordado no encontro, coordenado pelo presidente do Colegiado, Jerry Andriani Laurindo, tratou dos Planos Municipais de Cultura. Os municípios de Águas Mornas, Biguaçu, Garopaba, Leoberto Leal, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, que estão recebendo orientações da assessoria de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, foram atualizados em reunião sobre as etapas que devem ganhar continuidade este ano.
Na oportunidade também foi discutido entre os membros do Colegiado de Políticas Culturais da Associação dos Municípios a Carteira Nacional do Artesão. O grupo sugeriu a realização de um circuito de palestras e a emissão da carteira, mas para isso acontecer são necessárias parcerias com o Estado.