You are currently viewing Novos casos de dengue foram identificados na Grande Florianópolis

Novos casos de dengue foram identificados na Grande Florianópolis

Moradores da região devem ficar atentos para combater o foco do mosquito

O número de casos confirmados de dengue autóctone em Florianópolis aumentou, hoje chega a cinco o número de pessoas infectadas. O último caso confirmado é em uma mulher de 29 anos que reside no bairro Ribeirão da Ilha e trabalha numa empresa de transporte viário do Continente.

Os quatros adultos que foram infectados pela doença trabalham na mesma empresa de ônibus.  A criança que também foi infectada estava acompanhando a mãe no serviço durante as férias escolares. Uma equipe da prefeitura de Florianópolis já esteve na empresa fazendo vistorias e fiscalizando possíveis focos do mosquito.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) no período de 30 de dezembro de 2018 a 02 de janeiro deste ano, foram identificados mais de 3 mil focos de mosquito Aedes aegypti em 116 municípios do Estado, entre eles estão os municípios de Florianópolis, Palhoça e São José.

Os moradores das regiões afetadas pelo vírus devem ficar atentos e tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito, por exemplo, evitar utilizar pratos nos vasos de plantas, guardar garrafas com o gargalo para baixo, manter lixeiras e caixa d’águas fechadas, não deixar água parada.

A população também pode fazer denuncias de possíveis focos de Aedes aegypti na Secretaria Municipal de Saúde.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado e pode levar a morte. Os primeiros sintomas da doença são a febre alta com duração de 2 a 7 dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, articulações e no fundo dos olhos.