Granfpolis está representada na nova diretoria da entidade
A Federação Catarinense de Municípios (FECAM), elegeu e deu posse a sua nova diretoria para a gestão 2019/2020, em assembleia nesta terça-feira (15), na Fiesc. Assumiu a presidência da entidade o prefeito de Tubarão Joares Ponticelli (PP).
A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), está representada na nova diretoria da FECAM. Como membro titular do Conselho Fiscal foi empossado o prefeito de Biguaçu Ramon Wollinger. Já no Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal, entidade do Sistema FECAM, está na diretoria a prefeita de Rancho Queimado Cleci Veronezi.
A diretoria empossada também é formada pelo prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI), Leonel José Martins, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá (AMUNESC), Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Itapiranga (AMEOSC), Jorge Welter, como 3º vice-presidente; o prefeito de Pomerode (AMMVI), Ércio Kriek, como 1º secretário e o prefeito de Mafra (AMPLANORTE), Wellington Roberto Bielecki, como 2º secretário.
O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam uma diretoria pluripartidária e contemplam todas as regiões do estado.
O ato de posse contou com a presença do governador, Carlos Moisés, da vice-governadora, Daniela Reinehr, representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário), secretários de Estado, presidentes e diretores de entidades, universidades, parlamentares eleitos e em atividade, prefeitos, empresários, e demais lideranças. Durante a solenidade também foi assinado termo de cooperação técnica, entre a FECAM e a FIESC, para o desenvolvimento dos municípios e regiões de Santa Catarina em regime de parceria.
Ponticelli assume a FECAM no lugar do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, cuja presidência foi conduzida interinamente desde outubro pela prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.
Fortalecimento das Associações de Municípios
O presidente da FECAM Joares Ponticelli assume com a missão de manter a defesa por um novo Pacto Federativo, identificar e disseminar as boas práticas das prefeituras catarinenses e focar no fortalecimento das Associações de Municípios e da organização municipalista no processo de desenvolvimento de Santa Catarina.
Joares Ponticelli destaca que o momento de início de mandatos de governos e Congresso – tanto nacional quanto estadual, exige uma agenda proativa que envolva os poderes e as entidades para reforçar as demandas municipalistas. “Temos que fortalecer os mecanismos de interação entre o Governo do Estado e os municípios, passando pelas Associações de Municípios, mas com a FECAM com papel importante dentro desse processo”, destaca.
O novo presidente acredita que as 21 Associações devem assumir o protagonismo de representação regional e que em Brasília concentrarão esforços para que os municípios, por meio da FECAM, busquem autonomia na aplicação de recursos. “O cidadão não mora no Estado ou na União. Ele mora em uma rua de um bairro, de um município e é lá que os problemas dele precisam ser resolvidos”, justifica.
* Com informações da FECAM