Coordenadores destacam avanços e desafios da área
O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da Grande Florianópolis, neste ano, realizou importantes reuniões e capacitações para os servidores atuantes na área de captação de recursos dos municípios.
Entre essas atividades, algumas obtiveram maior destaque, por exemplo, o encontro sobre captação de recursos via Fundo Nacional de Saúde (FNS); Operacionalização do SICONV, SIGEF e Plataforma Êxitos; Portaria Interministerial nº 424/2016, IN 02/2018 e Eventograma; Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Para a assessora de Projeto Especiais da GRANFPOLIS, Adriana Souza do Nascimento, foi um ano de conquistas e aprendizados entre os gestores municipais da região da Grande Florianópolis.
Adriana destaca também outras atividades que foram realizadas em 2018 fundamentais para os municípios. “Uma delas foi à manutenção da parceria com a Caixa Econômica Federal que é a instituição mandatária da União na gestão dos Contratos de Repasse do Governo Federal e início da parceria com Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE”, afirma.
Os municípios que compões a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis também se fizeram presentes nos dois maiores eventos da área. O IV Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios e o II Seminário Catarinense de Engenharia e Arquitetura no Serviço Público, realizado pela Federação Catarinense de Municípios.
Houve também participações dos municípios de São José e Rancho Queimado no prêmio de Boas Práticas em Captação de Recursos da FECAM.
Além de todas essas participações em eventos, os municípios apresentaram às demandas do Colegiado a equipe de transição do novo governo do Estado de Santa Catarina.
A assessora Adriana acredita que para o próximo ano é preciso que os municípios avancem na multiplicação de boas práticas de gerenciamento de projetos. “É preciso que os convênios sejam executados no menor tempo possível para que atenda os anseios da população”, finaliza.
Adriano Medeiros Caldas, presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, afirma que uma das principais conquistas está sendo a forte sintonia com o Colegiado Estadual de GMCs, coordenado pela FECAM, principalmente pelo fato do presidente ser Rui Ross, vice-presidente do Colegiado de GMCs da GRANFPOLIS. “Isso facilita para que as demandas dos GMCs da GRANFPOLIS sejam defendidas no âmbito do colegiado estadual”, enaltece.
Adriano Caldas aponta como maior desafio da área o diálogo com os órgãos concedentes pois, segundo ele, muitas vezes o viés político sobrepõe o viés técnico.
Com este objetivo, a meta, além do desenvolvimento de Planejamento Estratégico do Colegiado, é fortalecer o trabalho que já está sendo feito para estreitar a relação com o governo do estado.