A prefeitura municipal de Santo Amaro da Imperatriz, por meio da secretaria do Turismo e Cultura, realizou o I Fórum da Cultura em Santo Amaro da Imperatriz na tarde deste sábado (10), no auditório anexo ao Conventinho de Frei Hugolino (Convento do Divino Espírito Santo).
O fórum é processo de um projeto ainda maior, que passa pelo construção do Plano Municipal do Turismo, um plano plural e participativo e que contará com a colaboração e acompanhamento técnico da GranFpolis, criação do Fundo Municipal do Turismo, entre tantas outras atividades e estudos.
Santo Amaro da Imperatriz possuí tratado de Cidade Geminada com as Caldas da Rainha, cidade portuguesa que possuí também toda uma História ligada ao termalismo, à Família Real/Imperial e também ao Culto ao Divino Espírito Santo, entre outras peculiaridades e características em comum. Desta forma, o fórum contou com a presença da vereadora da Cultura das Caldas da Rainha, senhora Maria da Conceição Pereira e também da escultora Umbelina Barros, que discorreram à cerca dos trabalhos desenvolvidos e que são marcantes em nossa cidade irmã na Europa, e a apresentação e entrega simbólica de uma escultura em barro, que ficará em local aberto nas Caldas da Imperatriz, projetada e construída pela escultora portuguesa e nos presenteou. A escultura, em forma de totem, contará com uma coroa (símbolo real/imperial), uma jarra (jorrando água abundante diuturnamente), o símbolo do Espírito Santo (característica das duas cidades), a logomarca dos 200 anos de assinatura do Termo de Estância Hidrotermal das Caldas da Imperatriz e um módulo com o nome das duas cidades com a junção natural e afetiva. “Nenhum Homem pode se considerar livre e completo, se não tiver acesso à Educação e Cultura”, frisou a vereadora Maria da Conceição Pereira, ao encerrar seu pronunciamento.
Na sequência foi apresentada o atual panorama da Cultura no município, por parte da secretaria municipal.
A assessora de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, Adriana de Souza do Nascimento, apresentou as condições e pré-requisitos para o início do Plano Municipal da Cultura e fechando o evento, foi eleito o Conselho Municipal de Política em Cultura.
Santo Amaro da Imperatriz está se ordenando e preparando em mais esta importante área para os próximos anos e já oportunizando atividades e estudos de forma imediata. Mais uma demanda reprimida de anos saindo do papel e tornando-se realidade pela municipalidade, em parceria com a sociedade civil organizada.
—
Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz