You are currently viewing Programa Quintal Limpo segue em novembro

Programa Quintal Limpo segue em novembro

Na primeira quinzena do mês, os bairros Caminho Novo, Bela Vista, Aririu e Alto Aririu serão atendidos

A Prefeitura de Palhoça dá sequência à operação Quintal Limpo no mês de novembro. O trabalho, que visa o recolhimento de lixo pesado, segue a partir de quinta-feira (1º), pelos bairros Caminho Novo, Bela Vista, Aririu e Alto Aririu. A partir da segunda quinzena do mês, são as localidades da Pinheira, Morretes, Guarda do Embaú, Albardão e Maciambú que serão atendidas pela coleta coordenada pela Secretaria Executiva de Saneamento (Samae).

Desde julho, a Prefeitura de Palhoça aumentou a frequência das coletas de lixo pesado pela Operação Quintal Limpo. Agora, cada bairro recebe, no mínimo, quatro coletas por ano.

Denise Duarte Moro, Engenheira Sanitarista e Ambiental da Samae, informa que os endereços listados (conforme tabela) serão atendidos nos dias de semana especificados. Por exemplo: os endereços marcados para coleta nas segundas-feiras serão atendidos todas as segundas, dentro da quinzena de referência. Isso significa que a cada quinze dias, o caminhão vai passar mais de uma vez no endereço.

A população precisa estar atenta ao que pode e ao que não pode ser descartado.  Serão recolhidos resíduos sólidos como eletrodomésticos, móveis velhos, madeiras (organizadas em montes e separados de outros materiais), podas (cortar e amarrar) e latas. O volume disponibilizado por residência deve ser de até um metro cúbico por coleta, ou seja, mais ou menos o volume de uma caixa d’água de mil litros. Não serão recolhidos: resíduos de materiais de construção, resíduos da coleta convencional, pneus e qualquer outro produto descartável, exceto os já citados.

O prefeito Camilo Martins lembra que todas as comunidades serão beneficiadas com a Operação Quintal Limpo, que contribui para a preservação do meio ambiente. “Essa coleta especial e gratuita continuará atendendo todos os bairros do município. Os munícipes devem ficar atentos aos roteiros e datas já definidos. Há tanto um ganho ambiental para o município ao deixar de dispor estes resíduos em córregos, rios e terrenos baldios da cidade, quanto para a comunidade que, muitas vezes, não têm resíduos suficientes no quintal de casa que justifiquem a contratação de um papa entulho”, avalia o prefeito.

O recolhimento ocorre de segunda a sábado, das 8h às 14h, de acordo com as ruas, conforme cronogramas anexos.

— 

Franciele S. Bruchado
Comunicação/Prefeitura Municipal de Palhoça