You are currently viewing Premiados: SMEC ajuda o Grupo São Luiz Gonzaga e o Artesão Raquel a receberem prêmio do Ministério da Cultura

Premiados: SMEC ajuda o Grupo São Luiz Gonzaga e o Artesão Raquel a receberem prêmio do Ministério da Cultura

A Secretaria de Educação e Cultura representada pela Secretária Maria Nadir e o Coordenador de Cultura Marcus Israel, anunciam uma grande conquista para o Município na área cultural.

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta segunda-feira (22), o resultado final do Prêmio Culturas Populares 2018 – edição Selma do Coco. O Grupo São Luiz Gonzaga e o Artesão Manoel Constante (Raquel), referências na cidade em cultura popular açoriana foram selecionados dentre as 500 iniciativas vencedoras em âmbito nacional. O Coordenador de Cultura Marcus Israel, especialista em projetos culturais, inscreveu as iniciativas de Garopaba no Edital do MINC, por acreditar e defender essas grandes manifestações da nossa cultura e trará para o município R$ 20mil em investimento para cada um dos projetos.

Manoel Constante (Artesão)

Raquel, como popularmente é chamado é um mestre na arte de fazer ou reformar barcos em tamanho original e miniaturas. Iniciou seu trabalho aos 10 anos em Garopaba e hoje produz réplicas perfeitas e premiadas, peças que reproduzem “lanchas baleeiras” e “canoas de um pau só”. Suas obras já foram adquiridas por Chefes de Estado, expostas em Portugal e ilustra o livro “Feito a Mão: O Artesanato em Santa Catarina” e possui um exemplar exposto no Museu do Mar em São Francisco do Sul no litoral norte catarinense.

Grupo São Luiz Gonzaga (Boi de Mamão)

O Grupo São Luiz Gonzaga da Encantada surgiu na década de 1950 desenvolvendo atividades de cunho religioso e folclórico, formalizado como grupo Folclórico em 1997. Seus integrantes retratam os costumes herdados dos antepassados açorianos cuja memória cultural encontra no Grupo uma valiosa forma de expressão. O Boi de Mamão é uma das tradições folclóricas mais antigas de Santa Catarina e representadas pelo grupo e destaca-se em eventos culturais do estado, como o AÇOR – Festa da Cultura Açoriana.

Premiação

O objetivo da iniciativa é fortalecer as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Além da contribuição sociocultural às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Fábio Teixeira da Silva
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Garopaba
E-mail: imprensa@garopaba.sc.gov.br
Fone: (48) 3254-8137
Celular: (48) 9957.8305
Site: www.garopaba.sc.gov.br