Uma data para lembrar que são muitas as barreiras para a qualidade de vida da pessoas com deficiência
A falta de acessibilidade no transporte público e cidades mal planejadas são algumas das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência.
Segundo dados do IBGE, quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Em Santa Catarina o censo de 2010 já apontava a existência de mais de um milhão de pessoas com algum tipo de deficiência no estado.
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, foi escolhido por ser próximo ao início da primavera quando acontece o renascer das plantas, simbolizando assim as reivindicações e lutas em prol da acessibilidade, cidadania e o direito de ir e vir.
As lutas já resultaram em algumas conquistas ao longo dos anos, como a cota para a contratação de pessoas com deficiências no serviço público e nas empresas privadas e sistema inclusivo de educação.
A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência destaca que acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.