You are currently viewing XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal capacita mais de 400 agentes públicos e políticos da Grande Florianópolis

XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal capacita mais de 400 agentes públicos e políticos da Grande Florianópolis

Com a organização do Instituto de Contas (ICON), do Tribunal de Contas de Santa Catarina, e a parceria da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) e apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), acontece nesta terça-feira (31), na Unisul, em Palhoça, a última etapa do XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal.

Na abertura do evento o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin, representou a GRANFPOLIS, ao lado do diretor Administrativo e Financeiro da entidade Gilberto Brasil, e do diretor do Instituto de Contas, Osvaldo Farias de Oliveira.

Cerca de 400 agentes públicos e políticos dos municípios da Grande Florianópolis de Prefeituras e Câmaras Municipais participam da capacitação. O evento é dividido em três oficinas técnicas nas áreas de contabilidade e controle interno, atos de pessoal e licitações e contratos e busca facilitar o aprofundamento dos temas de acordo com o interesse de cada segmento do público-alvo, além de possibilitar o esclarecimento de dúvidas sobre a legislação aplicada à administração pública municipal. Todas as exposições são conduzidas por auditores fiscais de controle externo do TCE/SC com experiência prática nas temáticas abordadas.

Para o presidente do ICON Osvaldo Farias de Oliveira, o Ciclo de Estudos é o maior evento de capacitação que o TCE de Santa Catarina realiza anualmente. “Ao todo fechamos hoje 11 etapas pelo estado com a meta de capacitar 4 mil agentes públicos e políticos e transformá-los em profissionais mais qualificados para que errem menos e tenham cada vez menos problemas com o Tribunal de Contas”, destaca. 

Para ele, as Associações de Municípios são fundamentais para a operacionalização das capacitações para que possamos alcançar o público

“O evento serve também como uma forma de interação do Tribunal de Contas e os agentes políticos e públicos, ampliando a aproximação entre quem fiscaliza e quem aplica o dinheiro público, em favor da disseminação de boas práticas e do aperfeiçoamento da gestão”, enaltece. 

O prefeito Ernei Stahelin falou sobre a importância do evento para o aprimoramento dos técnicos e servidores para o efetivo cumprimento da Lei pelas as administrações municipais. 

Todos os temas abordados na capacitação fazem parte do livro-texto, elaborado pelo público interno do Tribunal e disponibilizado apenas na versão eletrônica no Portal da Corte d

* Com informações do TCE-SC