O Ministério da Saúde emitiu nesta semana um alerta sobre o perigo de reintrodução da poliomielite no Brasil, pois 312 municípios estão com cobertura vacinal abaixo de 50%.
Na Grande Florianópolis, dos 22 Municípios, apenas 4 estão com a cobertura, em crianças menores de 1 ano, abaixo do indicado. São eles: Anitápolis (39,29%); Florianópolis (40,98%); Major Gercino (47,22%); Palhoça (28,80%).
A pólio ou “paralisia infantil” como é chamada, é uma doença considera extinta no nosso país, porém com a falta de vacinação, é preciso ficar alerta, pois esta é a única forma de prevenção dessa e de outras doenças.
A poliomielite pode ser transmitida por contato direto com pessoas, por objetos, alimentos e água contaminados ou através da fala, espirro, tosse, entre outros. A falta de higiene e saneamento básico aumenta o risco de transmissão do vírus.
O Ministério da Saúde tem orientado os Estados que estão abaixo da meta de vacinação para adaptar os horários de aplicação com os horários da população brasileira. Outra orientação é o reforço das parcerias entre creches e escolas com o núcleo familiar.
Pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos devem obrigatoriamente atualizar a caderneta de vacinação dos pequenos. As vacinas são ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão presentes em todos os postos de saúde durante todo o ano.
A próxima Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontecerá no período de 6 a 31 de agosto deste ano.
*Com informações do Ministério da Saúde