Buscando auxiliar os secretários, técnicos e gestores municipais da área da saúde, paralelo ao Congresso de Prefeitos, foi realizada a capacitação sobre o Fundo Nacional da Saúde – FNS e o SISMOB. Na manhã desta terça-feira (12), técnicas do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) do Ministério da Saúde conduziram a capacitação. Já no período vespertino´, elas esclareceram dúvidas e auxiliaram na resolução de problemas.
A assessora de Projetos Especiais da GRANFPOLIS Adriana Souza participou da capacitação.
O SISMOB é o sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) para cadastro e análise de propostas de projetos de saúde e monitoramento da execução de obras com transferência fundo a fundo. Por meio do programa, o MS propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde – acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade – que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde.
Informações sobre a transferência de fundo a fundo para os municípios também foram compartilhadas. As técnicas do Programa Requalifica UBS, Andrezza Bez e Rayanna Lisboa, explicaram detalhadamente como cadastrar proposta, emendas parlamentares, e indicações de emenda no FNS e SISMOB.
“Também mostramos na capacitação o que é o programa Requalifica UBS, pra facilitar o entendimento dos municípios quanto às diligências emitidas e a resolução de problemas identificados nas propostas já cadastradas no sistema”, contou Rayanna que é a responsável pelo Programa em Santa Catarina. Durante toda a tarde os representantes municipais receberam atendimentos individuais das técnicas dos Ministérios.
* Com informações da FECAM