A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Santa Catarina foi prorrogada até o dia 08 de junho, por causa das paralisações ocorridas no país, dificultando o deslocamento das pessoas.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a cobertura realizada aos grupos prioritários chegou a mais de 72% até terça-feira (29). O público-alvo que possui a maior porcentagem de vacinação é o de idosos com mais de 87%. O objetivo da campanha é vacinar 90% do grupo prioritário.
As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde em todo o Estado e são gratuitas. Os grupos prioritários são: professores de toda a rede ensino (público e privada), pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Para se imunizar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação, se tiver e, caso necessário, documento que ateste fazer parte do grupo de risco.